A cada semana, você confere destaques do esporte que foram ao ar no programa Galera do Esporte, apresentado por Daniel Gomes todo o domingo das 19h às 21h na rádio comunitária Cantareira FM 87,5 e também em www.radiocantareira.org Informações esportivas podem ser enviadas para galeradoesporte@hotmail.com







quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Cuba encosta no Brasil, mas atletismo e judô salvam lugar no ranking

Como previsto por muitos desde o começo do Pan, a “sonolência” de Cuba para conquistar medalhas de ouro iria acabar quando começassem as disputas de judô, boxe e levantamento de peso. Só ontem, quarta-feira, os cubanos conquistaram cinco ouros, sendo dois no judô e um no atletismo, levantamento de peso e pelota basca, alcançando assim 30 vitórias em Guadalaraja 2011.

Com os resultados, os cubanos encostaram de vez nos brasileiros na briga pelo segundo lugar no quadro de medalhas, mas com nossos três ouros de ontem no atletismo e um no judô, seguimos na frente: 33 x 30, em medalhas douradas.

Dos três ouros do atletismo, destaque para o de Leandro Oliveira nos 1.500 metros. Ele e o equatoriano Bryon Piedro cruzaram a linha de chegada praticamente empatados, mas no fotoline, nosso corredor levou a melhor por um centésimo de segundo.

Maurren Maggi, nossa rainha olímpica, foi soberana em Guadalaraja e com um salto de 6,94 metros alcançou o tri-campeonato no salto em distância. Lucimara Silvestre também foi muito superior às adversárias no heptatlo e ao faturar o ouro lamentou que muitos tenham dito que ela, por ser bem afeiçoada, tinha ido a Guadalaraja apenas para mostrar o corpo. O Brasil também teve mais uma medalha no atletismo, o bronze de Geisa Coutinho nos 400 metros rasos.

No judô, a vitória de Luciano Correia sobre o cubano Despaigne na final da categoria até 100 k, teve um sabor duplamente gratificante, pois ajudou o Brasil a abrir vantagem sobre o adversário direto no quadro de medalhas e significou o troco de Luciano à semifinal perdida no Pan do Rio em 2007.

Ainda dentro dos tatames, Rafael Silva chegou a final da categoria acima de 100 kg, mas acabou derrotado pelo cubano Oscar Brayson, enquanto Maria Suellen Altheman conquistou a medalha de bronze, após aplicar o ippon com 34 segundos de luta sobre a norte-americana O´Rourke, pela categoria acima de 78 kg.

Fechando a lista de medalhas brasileiras do dia, tivemos três bronzes no boxe: Mike Carvalho, Julião Neto e Roseli Feitosa perderam seus embates semifinais e garantiram medalha automaticamente. Já Yamaguchi Falcão e Robson Conceição venceram suas lutas semifinais e decidirão o ouro contra, respectivamente, Julio Cesar La Cruz e Yasnier Toledo, boxeadores cubanos.

Nos esportes coletivos, a seleção de basquete masculino suportou bem a pressão da equilibrada equipe do Uruguai e estreou bem com vitória de 80 a 71. No vôlei masculino, os comandados de Rubinho viraram pra cima dos Estados Unidos e já estão nas semifinais de sexta-feira: três sets a um, em 18/25, 25/17, 25/14, 25/18. Já no polo aquático feminino, as norte-americanas massacraram as brasileiras por 13x1. Na sexta, as brasileiras tentarão o bronze contra as canadenses.

Teve gente que passou perto de garantir medalhas, mas ficou pelo caminho: na esgrima, Renzo Agresta perdeu nas quartas de final do sabre; na canoagem, a equipe do k4 masculino ficou em quinto na final vencida pelo Canadá; e no trampolim de 3 metros dos saltos ornamentais, a dupla Ian Mattos e César Castro foram superados no último salto por Pupo e Hernandez de Cuba.

Alguns outros resultados: Liliane Menezes foi a sexta colocada na categoria até 69 kg do levantamento de peso; na primeira qualificatória do boliche individual, Marcelo Suartz foi o oitavo e Márcio Viera o vigésimo sexto. Na ginástica artística, Daniele Hypólito foi a sétima no individual geral e nos saltos ornamentais, na plataforma de 10 metros, Andressa Mendes, de apenas 14 anos, terminou em quinto e Natali Cruz, de 18 anos, foi a décima segunda.

Hoje, todas as atenções estão voltadas para a decisão do futebol feminino entre Brasil e Canadá, às 20h, com ligeiro favoritismo brasileiro. Tem também Brasil e Canadá nas semifinais do polo aquático masculino, além de boas chances de medalhas do país no judô, especialmente com Tiago Camilo, no atletismo, Marilson Gomes é favorito ao ouro, e na ginástica artística masculina, com Diego Hypólito.

Nesta semana, todos os dias às 8h45, no Manhã Cantareira, em www.radiocantareira.org, tenho comentado o desempenho do Brasil no Pan. E no domingo, das 19h às 21h, apresentarei a última edição especial do Galera do Esporte sobre o Pan. Boa Abaixo você tem podcasts dos nossos representantes nos jogos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário