A cada semana, você confere destaques do esporte que foram ao ar no programa Galera do Esporte, apresentado por Daniel Gomes todo o domingo das 19h às 21h na rádio comunitária Cantareira FM 87,5 e também em www.radiocantareira.org Informações esportivas podem ser enviadas para galeradoesporte@hotmail.com







quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Brasil: 1000 pódios em pans, em dia de Maurine

Sou um jornalista extremamente apegado a números, logo, o dia de ontem, em que nossos esportistas brasileiros alcançaram a milésima medalha na história dos Jogos Panamericanos foi, para mim, cheio de expectativa.

Faltando apenas duas conquistas para que chegássemos à marca, a medalha de número 999 só pintou às oito e meia da noite. A propósito, que surpresa, hein: sem estar cotada como favorita, Rosangela Santos, no atletismo, foi ouro nos 100 metros rasos, com o tempo de 11 segundos e 22, sua melhor marca. Muito bom!

Agora só faltava uma. Sentado na lanchonete de uma faculdade na capital paulista (esperando minha namorada sair da aula), via em uma tevê portátil o jogo do Brasil com o México pelas semifinais do futebol feminino. Aqui, aliás, mais um parênteses: grande vitória brasileira! Foi só um a zero, tão apertado quanto a semifinal do Pan de 2007 contra as mexicanas (quando vencemos por dois a zero), mas ver a Maurine anotar o gol da vitória, após dar um exemplo de profissionalismo e superação não tem preço: no domingo, o pai de Maurine, o senhor Brasil, faleceu, e ela optou em continuar nos jogos. Ontem foi decisiva.

Mas voltemos a medalha de número mil: nove da noite. O locutor da emissora pela qual assistia o jogo, destaca: “O Brasil acaba de conquistar a medalha de ouro na ginástica artística masculina por equipes. Você vai ver a apresentação completa do Brasil depois da novela...”. ‘Ufa, conseguimos a milésima, medalha’, comemorei em silêncio. Minutos depois me dei conta do que representava a conquista:

Por mais que tenha pesquisado como um louco para saber quem foi nosso primeiro medalhista panamericano da história, não descobri (quem souber me fale, por favor), mas sei que Adhemar Ferreira da Silva foi nosso pioneiro em medalhas de ouro, quando venceu a disputa do salto triplo no Pan de Buenos Aires 1951. 60 anos depois, seis brasileiros também subiram ao lugar mais alto do pódio para nossa medalha número mil da história, em um esporte antes tido apenas para moças.

“Medalha de número mil? Nossa, não sabia! Estamos ficando importantes”, disse, surpreso, Diego Hypólito a uma repórter em Guadalaraja ao saber do feito brasileiro, conseguido por ele junto aos ginastas Francisco Barreto, Petrix Barbosa, Péricles da Silva, Arthur Zanetti e Sérgio Sasaki.

Ao chegar a medalha de número mil, o Brasil ingressa no seleto grupo de países formado por Estados Unidos (já tem quase 4 mil medalhas), Cuba (já acumulam mais de 1.800 pódios) e Canadá (que tem mais de 1.500 medalhas).

E como é o hoje que constrói a história, o Brasil iniciou o caminho rumo às 2 mil medalhas (vai demorar um pouquinho, mas acho que não 60 anos), com quatro conquistas de bronze, ontem.

Após cair nas semifinais, a seleção feminina de basquete bateu a Colômbia por 87 a 48 e terminou no terceiro lugar do torneio. No boxe, Robenilson de Jesus perdeu as semifinais na categoria até 56 kg, e garantiu o bronze, assim como Everton Lopes, que era favorito ao ouro, mas perdeu o embate das semifinais para Roniel Iglesias de Cuba. O brasileiro reclamou da parcialidade dos árbitros, marca negativa deste Pan, aliás.

Outro bronze, este muito festejado, foi o de Guilherme Toldo, de 19 anos, na esgrima, na prova do florete. Ele perdeu nas semifinais, mas durante a campanha da medalha venceu o vice-líder de sua categoria no ranking mundial.

No boliche masculino, nas duplas, Márcio e Marcelo quase chegaram ao pódio, foram quarto colocados, mesma posição alcançada por Wellison Silva, o Sherek, no levantamento de peso. Ele ficou a 1 quilo do bronze. Desde 1995, em Mar Del Plata, o Brasil não consegue medalhas nesse esporte.

Nos esportes coletivos, a seleção masculina bateu com facilidade Porto Rico por 3x0 (25/22, 25/14, 25/18), as seleções masculinas e femininas derrotaram a Venezuela no polo aquático e estão nas semifinais – os homens venceram por 19/10, as mulheres por 10/3. Hoje tem a estreia do basquete masculino, onde o Brasil é favoritíssimo à medalha de ouro. Também nesta quarta, começam as disputas do judô, com amplas chances de medalhas a todos os nossos representantes, além da canoagem.

Nesta semana, todos os dias às 8h45, no Manhã Cantareira, em www.radiocantareira.org, tenho comentado o desempenho do Brasil no Pan. E no domingo, das 19h às 21h, apresentarei a última edição especial do Galera do Esporte sobre o Pan. Boa Abaixo você tem podcasts dos nossos representantes nos jogos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário