A cada semana, você confere destaques do esporte que foram ao ar no programa Galera do Esporte, apresentado por Daniel Gomes todo o domingo das 19h às 21h na rádio comunitária Cantareira FM 87,5 e também em www.radiocantareira.org Informações esportivas podem ser enviadas para galeradoesporte@hotmail.com







segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Brasil no garrafão na Turquia acerta a mão para Londres 2012

Começou neste sábado, 28 de agosto, na Turquia, a décima sexta edição do Campeonato Mundial de Basquete Masculino, que reúne 24 seleções, dividas em quatro grupos de seis equipes. O Brasil joga pela chave B e enfrenta na primeira fase os times da Croácia, Eslovênia, Estados Unidos, Irã e Tunísia.

Os quatro primeiros colocados de cada grupo avançam para as oitavas-de-final, quando os confrontos diretos passam a ser eliminatórios até a definição do campeão. Criado em 1950, o torneio teve até hoje apenas seis seleções vencedoras: Iugoslávia, cinco vezes, Estados Unidos e Rússia, três vezes cada, Brasil, duas vezes, e Argentina e Grécia, uma vez.

As conquistas brasileiras vieram nos mundiais de 1959, no Chile, e de 1963, no Brasil. O país acumula ainda os vice-campeonatos em 1954, quando sediou o torneio, e de 1970, na Iugoslávia.

Na edição deste ano, a seleção brasileira, comandada pelo argentino Rubén Magnano, participa do Mundial de Basquete com suas principais estrelas: Anderson Varejão, Leandrinho, Tiago Splitter, JP, Marcelo Huertas, Marcelinho Machado, Nezinho, Murilo, Alex Garcia estão em busca do terceiro título do país no torneio, mas acima de tudo querem a reafirmação do basquete brasileiro no cenário mundial.

Na estreia da seleção no sábado, vitória sobre o Irã por 81 a 65. No domingo contra a Tunísia, outro triunfo por 80 a 65. Nesta segunda-feira, 30 de agosto, após uma partida equilibrada, o Brasil foi derrotado pelos Estados Unidos por 70 a 68. A seleção volta à quadra nesta quarta-feira contra a Eslovênia e na quinta, encerra a participação na primeira fase diante da Croácia. Todas as partidas serão às três e meia da tarde, horário de Brasília.

Conheça mais sobre o basquete

De carona no Mundial de Basquete masculino, vamos conhecer um pouco mais sobre esse esporte. O basquetebol surgiu em 1891 nos Estados Unidos, inventado pelo professor de educação física James Naismith. A proposta era conciliar um jogo que não fosse violento e ao mesmo tempo estimulasse os estudantes da Associação Cristã de Moços, ACM, a praticar esportes durante o rigoroso inverno Masachussets nos Estados Unidos.

Naismith conclui que o novo esporte teria um alvo fixo, a cesta, uma bola maior que a do futebol e deveria ser jogado com as mãos, e com intensa troca de passes entre os atletas. Com a aprovação das regras pela diretoria da Springfield College, onde Naismith trabalhava, o primeiro jogo oficial de basquete foi disputado em 11 de março de 1892, quando os alunos venceram os professores por míseros cinco a um. Com o decorrer dos anos, o basquete ganhou o mundo e estreou oficialmente em uma olimpíada em Berlim 1936.

No Brasil, o basquete desembarcou na mala do professor de artes Augusto Shaw, um apaixonado pelo novo esporte, que aportou no país em 1894, para lecionar no Mackenzie. Shaw encontrou certa dificuldade para introduzir o esporte no Brasil por dois motivos: a concorrência com o recém chegado futebol e o gosto feminino imediato pelo basquete, o que para a sociedade extremamente machista daquela época era inaceitável.

Somente em 1896, Augusto Shaw consegue montar a primeira equipe masculina de basquete do Mackenzie. O novo esporte cresceu a passos largos nas duas décadas seguintes, especialmente em São Paulo e no Rio de Janeiro. Na capital Fluminense, em 1912, acontecem os primeiros torneios oficiais. Em 1915, as regras são traduzidas para o português e em 1919 é realizado primeiro campeonato carioca de basquete, vencido Flamengo.

A primeira seleção brasileira de basquete seria montada três anos depois, em 1922, e se sagraria vencedora dos Jogos Latino Americanos, após duelar com argentinos e uruguaios. Em dezembro de 1933 ocorre a fundação da Federação Brasileira de Basketball, que daria lugar a atual Confederação Brasileira de Basquete a partir de 1941.

A primeira participação do basquete brasileiro em olimpíadas aconteceu nos Jogos da Antuérpia 1920, quando este esporte ainda era praticado como modalidade em demonstração. Na história olímpica, o Brasil tem cinco medalhas nas quadras, três no masculino e duas no feminino. Com os homens, todas de bronze: Londres 1948, Roma 1960 e Tóquio 1964. Já com as mulheres vieram as conquistas mais recentes, prata em Atlanta 96 e bronze em Sidney 2000.

Oscar Shimidt é o brasileiro que mais vezes representou o basquete em Olimpíadas, com cinco participações. O basquete masculino do país não se classifica para as olimpíadas desde Atlanta 1996, quando Oscar despediu-se da seleção. Em Jogos Pan Americanos, a história recente é bem melhor para os jogadores brasileiros, já que a seleção venceu as três últimas edições: Winnipeg 99, Santo Domingo 2003 e Rio 2007.

O Pan de 1987 é especial para o basquete brasileiro. Jogando em Indianápolis, Estados Unidos, Oscar Schmidt e companhia, derrotaram os norte-americanos por 120 a 115 e ficaram com a medalha dourada.


Brasileiros brilham nos Jogos Olímpicos da Juventude

Sete medalhas conquistadas, participação em 33 finais e afirmação de jovens esportistas. Esse foi o saldo da participação brasileira nos Jogos Olímpicos da Juventude, encerrados na quinta-feira, 26 de agosto. A competição a reuniu 3.600 esportistas com idades entre 14 e 18 anos, de 205 países. O Brasil foi representado por 81 atletas, em 20 modalidades.

Nos esportes coletivos, o melhor resultado foi a medalha de bronze da nossa seleção feminina de handebol, após a vitória por 45 a 23 sobre o Cazaquistão. No handebol masculino, a seleção passou perto do pódio, mas perdeu a decisão do terceiro lugar para a França por 45 a 25.

Após 90 anos das primeiras e até então únicas medalhas do Tiro Esportivo brasileiro em olimpíadas, Felipe Wu afinou a mira e conquistou a prata na prova da pistola de ar de 10 metros. O brasileiro marcou 676 pontos e ficou apenas a 0,3 pontos do medalhista de ouro, o ucraniano Denis Kushnirov.

Quem também voltou para a casa todo prateado foi varista Thiago Braz. O brasileiro alçou os mesmos 5,05 metros do medalhista de ouro Didac Salas, mas o atleta espanhol atingiu a marca antes do brasileiro e por isso venceu a disputa. A medalha de prata brilhou ainda no peito de Flávia Gomes, judoca brasileira na categoria até 63 kg, que chegou a final do torneio sem sofrer pontuações, mas acabou derrotada por ippon pela japonesa Miku Tashiro.

O hino brasileiro tocou forte por três vezes em Cingapura, com as duas medalhas de ouro de Caio Cesar dos Santos no atletismo e a conquista dourada de David Lourenço no boxe. Caio dos Santos venceu no salto em distância com a marca de 7,69 metros e integrou a equipe de ouro das Américas no revezamento medley. O brasileiro abriu o revezamento correndo os 100 metros rasos, e foi medalhista ao lado do jamaicano Odane Skeen, do norte-americano Najee Glass e do dominicano Lugulin Santos.

No último dia de disputas, David Lourenço conquistou a última medalha do Brasil nos Jogos. O boxeador derrotou na final da categoria até 69 quilos, o uzbeque Ahmad Mamadjanov, por sete a três. A conquista se somou ao título mundial da categoria conquistado em maio deste ano, sobre o mesmo pugilista uzbeque.

Outros resultados expressivos dos brasileiros vieram com Joseilton Cunha, quinto colocado no 100 metros rasos, Arthur Mariano, quarto colocado no salto sobre o cavalo na ginástica. Na natação, Julia Gerroto foi quinta colocada nos 200 metros borboleta e Alessandra Marchioro chegou em quarto na final dos 50 metros peito e em quinto nos 100 metros livre. Por fim, na canoagem, Isaquias Queiroz chegou às quartas de final no C1 Sprint e Tiago Braga surpreendeu e chegou à final do remo no skiff simples.

Os Jogos Olímpicos da Juventude aconteceram em Cingapura de 14 a 26 de agosto. O evento foi transmitido por 160 emissoras de tevê e contou com 1.900 jornalistas cadastrados.


Meninas do vôlei são medalhistas de prata no Grand Prix

Terminou no domingo 29 de agosto, na China o Grand Prix de vôlei 2010. Com cinco vitórias na fase final, a seleção dos Estados Unidos faturou a medalha de ouro. A prata ficou com as brasileiras e o bronze com as italianas.

Nesta etapa final do Grand Prix, as brasileiras encontraram muitas dificuldades, especialmente nos jogos contra Estados Unidos e Japão e a equipe ainda teve que superar a contusão das campeãs olímpicas Mari e Paula Pequeno.

As comandadas do técnico José Roberto Guimarães iniciaram a fase final com derreta para o Japão por três sets a dois e com muitos erros de recepção e ataque. Após vencer a Polônia na segunda rodada por três sets a um, as brasileiras voltaram a ser derrotadas no jogo seguinte pelas norte-americanas por três a dois e viram as chances do título diminuírem significativamente.

Nos dois jogos finais, as vitórias sobre Itália e China por três sets a zero mostraram a recuperação da equipe e foram determinantes para a conquista da medalha de prata. Agora, a seleção feminina do Brasil já começa a preparação para o principal torneio do ano, o Mundial de Vôlei Feminino que acontece de 29 de outubro a 14 de novembro no Japão.


Seis brasileiros participam do Mundial Júnior de saltos ornamentais

Começa na próxima quarta-feira, 1° de setembro, em Tucson, nos Estados Unidos, o 18° Campeonato Mundial Júnior de Saltos Ornamentais. O Brasil será representado por seis esportistas. Três, com idades entre 14 e 15 anos competem no grupo B e três com idades de 16 a 18 participam da disputa A.

Os brasileiros que participam do Mundial são: Bianca Oliveira, Ingrid Oliveira, Rafael Lemos, Nicoli Cruz, Natali Cruz e Pedro Abreu, os dois últimos estiveram nos Jogos Olímpicos da Juventude recentemente. No torneio que segue até 06 de setembro, os jovens brasileiros disputam as provas de plataforma e de trampolim de um e três metros, sob orientação dos técnicos Ana Paula Fernandes e Andréia Boehme.


Medalhas do Brasil na canoagem e para-canoagem na Polônia

Poznan, na Polônia, recebeu até 22 de agosto o Campeonato Mundial de Canoagem Velocidade 2010.

Na paracanoagem, competição que envolveu apenas deficientes físicos, o brasileiro Fernando Fernandes venceu a prova do K1A 200 metros, com o tempo de 56 segundos e 151. Na mesma especificidade de disputa, Marta Santos Ferreira faturou o ouro no K1 TA 200 metros com 1minuto e 02 segundos e a prata no K1 LTA 200 metros com 1minuto e 04 segundos.

Outros bons resultados do Brasil, agora na canoagem, vieram com Camila Conceição e Luciana Costa no C2 feminino 500 metros, medalha de bronze. Na final do C1 feminino 200 metros, Valdenice Conceição ficou em quarto lugar com o tempo de 53 segundos 396. Já no C1 masculino 200 metros, Nivalter Santos terminou em quinto.


Fórmula 1 tem novo líder

O inglês Lewis Hamilton venceu no domingo, 29 de agosto, o GP da Bélgica de Fórmula 1, disputado em Spa-Francorchamps. O piloto da McLaren assumiu a liderança da prova logo na largada, após problemas mecânicos na Red Bull do pole position Mark Webber.

A chuva que desabou no circuito nas primeiras voltas da bagunçou as estratégias das equipes e prejudicou mais fortemente alguns pilotos, entre os quais Rubens Barrichello da Willians que bateu na traseira da Ferrari de Alonso e deixou a prova. Outros dois brasileiros também não foram bem. Bruno Senna deixou a corrida ainda na quinta volta e Lucas Di Grassi foi apenas o décimo sétimo colocado.

Já Felipe Massa da Ferrari saiu de Spa com a sensação de dever cumprido, com o quarto lugar conquista agüentar as pressões de Adrian Sutil nas últimas voltas. De quebra, o brasileiro ficou a frente do também ferrarista Fernando Alonso, que deixou a prova a sete voltas do fim.

No pódio do GP da Bélgica além de Hamilton da Mclaren estiveram o australiano Mark Webber da Red Bull, segundo colocado e Robert Kubica da Renault, terceiro colocado. Com a terceira vitória na temporada, Hamilton assume a liderança com 182 pontos, seguido por Mark Webber com 179 e Sebastian Vetel com 151. Felipe Massa é o sexto com 109 pontos. O Circuito de Monza, na Itália, recebe a próxima etapa da Fórmula 1 em 12 de setembro.


De olho no Rio 2016

A olimpíada Rio 2016 pode novidades com base de provas dos Jogos Olímpicos da Juventude realizados recentemente em Cingapura. Quem deixou no ar essa possibilidade foi o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Jacques Rogge, que se disse apreciador de competições mistas como o triatlo com revezamentos e basquete de três contra três em meia quadra.

Segundo Rogge, a Olimpíada no Rio também deve ter um calendário cultural mais abrangente que a de Londres 2012, seguindo o que já foi feito nos Jogos Olímpicos da Juventude. A olimpíada Rio 2016 acontece de 05 a 21 de agosto.


Boletim Estatuto do Torcedor

Recolher sugestões, propostas e reclamações dos torcedores é dever do ouvidor de uma competição esportiva, conforme previsto no artigo sexto do Estatuto do Torcedor. Antes do início de qualquer competição, o ouvidor deve ser nomeado pela entidade organizadora e terá a obrigação de examinar as solicitações dos torcedores e propor medidas para o aperfeiçoamento da competição e do atendimento ao torcedor.

É direito do torcedor, ter fácil acesso ao ouvidor, por meio de comunicação postal ou mensagem eletrônica, e receber respostas sobre o que foi comunicado em no máximo 30 dias. No site de entidade onde constarem as informações referentes ao torneio em disputa, deverão também ser publicadas as manifestações e propostas do ouvidor da competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário