A cada semana, você confere destaques do esporte que foram ao ar no programa Galera do Esporte, apresentado por Daniel Gomes todo o domingo das 19h às 21h na rádio comunitária Cantareira FM 87,5 e também em www.radiocantareira.org Informações esportivas podem ser enviadas para galeradoesporte@hotmail.com







terça-feira, 7 de setembro de 2010

Canoagem brasileira rema forte em torneios internacionais

Ao conquistar a medalha de ouro no C1 200 metros no Mundial Universitário de Canoagem Velocidade, em 29 de agosto, em Poznan, na Polônia, Nivalter Santos ratificou o momento especial vivido pela canoagem brasileira.

O brasileiro superou fortíssimos adversários europeus e chegou a frente com o tempo de 40,453 segundos. Além de Nivalter, outros seis esportistas do país participaram de finais no torneio.

A partir desta quarta-feira, 08 de setembro, em Tacen, na Eslovênia, cinco brasileiros colocam suas canoas e caiaques a prova no Mundial de Canoagem Slalom: Poliana Aparecida de Paula (K1), Cássio Ramon Petry (C1), Gustavo Selbach (K1), Anderson Webber e Jean Pereira (C2)competem com os principais nomes da canoagem internacional. O torneio segue até o dia 12.

Em 2009, no Mundial em La Seu d´Urgell na Espanha, o único representante brasileiro foi o jovem Pedro Henrique da Silva, que terminou no 74° lugar do k1 masculino sênior.

Conheça mais sobre a canoagem

Desde antiguidade, o homem buscou formas de se locomover sobre as águas. Há registros, por exemplo, de que no século 15 antes de Cristo, os egípcios já usavam embarcações de madeira impulsionadas com pás para transpor rios e mares.

Entre os séculos três e nove depois de Cristo, práticas semelhantes foram adotadas pelos Astecas, na América Central. Porém, somente no século 16, as embarcações tomaram formas parecidas com as atuais e eram utilizadas, especialmente pelos povos ribeirinhos no Canadá. As canoas eram feitas com madeiras e peles de animais, e os caiaques com madeiras e revestimento com pele de foca.

No século 19, na Inglaterra, essas embarcações ganham design mais moderno e passam a ser impulsionadas com remos, contendo duas pás nas pontas. Ao longo dos anos, houve evoluções no uso de materiais. Hoje, caiaques e canoas são feitos, geralmente, com resina em poliéster, reforçada com fibra de vidro, ou com resina epóxi e fibra de carbono, materiais muito leves e resistentes.

A primeira canoa de competição foi inventada pelo escocês John McGregor, que a utilizou para expedições em rios e lagos durante a Guerra Civil Americana entre 1861 e 1865. Passado o conflito, McGregor voltou a Londres e fundou a primeira associação de canoístas, a Royal Canoe Clube, que impulsionou a expansão de clubes e competições de canoagem.

Em 1924, surge a Federação Internacional de Canoagem e este esporte é disputado como exibição na Olimpíada de Paris. Oficialmente, a canoagem tornou-se modalidade olímpica nos Jogos de Berlim em 1936, apenas em disputas masculinas. A canoagem feminina foi incluída em Londres 1948.

O programa olímpico prevê a disputa da canoagem de velocidade, em rios e lagos de águas calmas, com distâncias de 1000, 500 e 200 metros, e da canoagem slalom, em corredeiras, com trajetos de 250 a 400 metros, marcados por balizas.

As provas demarcadas com “C” acontecem com canoas, embarcações abertas ou fechadas, nas quais o canoísta, sentado ou ajoelhado, movimenta um remo que tem apenas uma pá. As iniciadas com “K” ocorrem com caiaques, uma embarcação fechada, na qual o atleta, sentado em uma cabine como um cockpit de Fórmula 1, utiliza um remo com duas pás. As numerações das categorias como, por exemplo, C1 500 e k4 1000, indicam, respectivamente, a embarcação usada, a quantidade de atletas no barco e a distância a ser percorrida.

Desde que chegou ao Brasil em 1943, pelas mãos do alemão José Wingen, a canoagem ganhou adeptos em diversas cidades, devido à possibilidade de ser praticada em rios e mares. Porém, as estruturas mínimas para esse esporte no país, só viriam muito tempo depois, na década de 80, especialmente após a fundação da Confederação Brasileira de Canoagem em 1988.

Sebatian Cuatrin, argentino naturalizado brasileiro, foi o primeiro canoísta a representar nosso país em olimpíadas, nos Jogos de Barcelona 1992. Em Atlanta 96, Cuatrin chegou em 8° nas finais do k1 1000 metros, até hoje, o melhor resultado da canoagem do Brasil.

Na última edição dos jogos, em Pequim 2008, a canoagem brasileira teve dois representantes: Poliana Aparecida de Paula, semifinalista no k1 da canoagem slalom, e Nivalter Santos, 14° no C1 500 e 17° no C1 na canoagem de velocidade. Em Jogos Pan-americanos, os resultados são mais expressivos, com 16 medalhas, duas das quais de ouro, com Fábio Demarchi e Carlos Augusto Campos no k2 500 em Santo Domingo 2003, e outra no k4 1000 no Pan do Rio 2007.

Basquete brasileiro luta, mas é eliminado do Mundial

Após um duelo extremamente equilibrado contra a Argentina nesta terça-feira, 07 de setembro, em Istambul, a seleção brasileira de basquete masculino foi eliminada do Mundial, após a derrota por 93 a 89 pelas oitavas de final. O argentino Luis Scola foi o nome do jogo com 37 pontos. Pelo lado brasileiro, o destaque ficou com Marcelo Huertas que marcou 32 pontos.

A seleção brasileira chegou à fase final do torneio após vencer três partidas na primeira fase: 81 a 65 contra o Irã, 80 a 65 diante da Tunísia, e 92 a 74 sobre a Croácia. Na etapa classificatória, a seleção foi derrotada pela Eslovênia por 80 a 77 e pelos Estados Unidos por 70 a 68, em um jogo decidido nos últimos instantes.

Ginástica artística do Brasil está garantida no Pan 2011

As seleções brasileiras masculina e feminina de ginástica artística estão classificadas para o Jogos Desportivos Pan-americanos de 2011, em Guadalaraja, no México. Na última semana, 14 ginastas brasileiros competiram na cidade pelo torneio Pan-americano de ginástica artística.

Na quinta-feira, 02 de setembro, a seleção masculina, mesmo desfalcada de Diego Hipólito e Victor Rosa que estão contundidos, conquistou a medalha de prata por equipes e se garantiu para as disputas do Pan de 2011. Com força máxima no tablado, a seleção feminina também se classificou para o Pan, com o bronze por equipes, ficando atrás apenas do Canadá e Estados Unidos.

Nas competições individuais, Daniele Hypólito conquistou no sábado, 04 de julho, a medalha de prata no salto, com 14.425 pontos. O ouro ficou com a norte-americana Mckayla Maroney.Na mesma final, a brasileira Adrian Gomes terminou em quinto lugar. Já no individual geral feminino, Priscila Cobello foi nossa melhor representante, na oitava posição.

Pelas disputas masculinas, o jovem Sérgio Sasaki, 18 anos, conquistou a medalha de prata no salto, atrás apenas do chileno Enrique Sepulveda. Sérgio também foi quarto colocado no cavalo com alças. Mosiah Rodrigues terminou em sexto no individual geral e Danilo Nogueira foi o sexto melhor na prova de argola.

Allan do Carmo e Ana Marcela dominam Maratonas Aquáticas

Os baianos Allan do Carmo e Ana Marcela Cunha venceram no sábado, 04 de julho, os 10 quilômetros da Travessia de Inema, em Salvador, válida pela quinta etapa do Circuito Brasileiro de Maratonas Aquáticas 2010.

Na competição masculina, Allan do Carmo chegou a frente do também baiano Victor Simões, e a medalha de prata ficou com Samuel de Bona. Na travessia feminina, Ana Marcela foi soberana e teve no pódio a companhia de Djenyfer Arnold, medalhista de prata, e Márcia Pereira Santos, nadadora que conquistou o bronze

Os resultados confirmaram a boa fase de Ana Marcela e Allan na temporada 2010. A nadadora também é a líder do Circuito Internacional feminino de 10 quilômetros e Allan é o segundo colocado entre os melhores maratonistas do planeta. ]

Na Travessia de Inema, em Salvador, competiram 60 atletas. As duas últimas etapas do Circuito Nacional acontecem em novembro, em Araruama, no litoral norte do Rio de Janeiro. No masculino, Victor Colonese, Matheus Evangelista, Samuel Bona e Allan do Carmo são os principais candidatos ao título da temporada, enquanto no feminino, Ana Marcela é amplamente favorita ao primeiro lugar.

Rio sedia primeira etapa da Copa do Mundo de Natação 2010

A partir da próxima sexta-feira, 10 de setembro, nadadores de 13 países estarão no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro, para as disputas da primeira etapa da Copa do Mundo de Natação 2010. As provas seguem até domingo, 12 de setembro.

Entre os atletas que vão ao Rio, destaque para sete recordistas mundiais: os brasileiros César Cielo, nos 50 e 100 metros livre, e Kaio Márcio de Almeida, nos 200 metros borboleta em piscina curta. Além deles, outros recordistas em piscinas curtas: o norte americano Peter Marshall, 50 metros costa, o alemão Steffen Driebler, 50 metros borboleta, o russo Arkady Vyatchanin, 200 metros costa, a holandesa Henkelien Schreuder, 100 metros medley, e a sueca Therese Alshammar, 50 metros borboleta.

As provas serão disputadas em piscinas curtas de 25 metros, com a metade do cumprimento de uma piscina olímpica. O Brasil sedia etapas do mundial desde 1998 e desde então, o Rio de Janeiro só não sediou as disputas entre os anos de 2004 a 2008, quando as provas foram em Belo Horizonte.

Além da etapa na capital Fluminense, outras seis cidades recebem provas do Mundial de Natação. Em outubro, Pequim na China, Cingapura, Tóquio no Japão e Berlim na Alemanha. Em novembro, Moscou na Rússia e Estocolmo na Suécia.

Campeonato Paulista de Tênis de Mesa no Palmeiras

No próximo fim de semana, dias 11 e 12 de setembro, o Ginásio do Palmeiras, em São Paulo, recebe as disputas do Campeonato Paulista de Tênis de Mesa.

No sábado, a partir das oito e meia da manhã, competem os atletas do pré-mirim, mirim e infantil, e às duas da tarde acontecem às disputas entre os juvenis. No domingo, a bolinha bate na raquete a partir das oito e meia da manhã para as disputas nas categorias a partir de 35 anos, pré-sênior, sênior, veteranos e jogadores acima dos 60 anos.

A entrada do público para o evento é gratuita. O Ginásio do Palmeiras fica localizado na Rua Turiassú, 1840, no bairro da Água Branca. Outras informações pelo telefone 3862-9623.

Yane Marques alcança resultado histórico no Pentatlo

Em Chengdu, na China, a pentatleta pernambucana Yane Marques alcançou no sábado, 04 de setembro, a sexta posição no Campeonato Mundial de Pentatlo Moderno. Esse foi o melhor resultado de um brasileiro na disputa em que um esportista pratica no mesmo dia provas de esgrima, natação, equitação, tiro esportivo e corrida de 3.000 metros.

Yane Marques marcou 5.100 pontos. A medalhista de ouro, a francesa Amelie Caze, marcou 5.344 pontos, a segundo colocada, Donata Rimsaite fez 5.272 pontos, e Lena Schonebom, chegou ao bronze com 5.216 pontos.

Medalhista de ouro no Pan do Rio 2007, Yane Marques poderia ter chegado ao pódio no Mundial da China, não fossem os problemas que teve com o cavalo na prova de equitação. Competiram no torneio, 36 atletas.

De olho no Rio 2016

O Senado brasileiro aprovou na terça-feira, 30 de agosto, o projeto que flexibiliza os limites de endividamento dos estados para o financiamento de obras de infraestrutura destinadas à realização das Olimpíadas Rio 2016 e da Copa de 2014.

A medida deve evitar atrasos em obras estaduais, já que agiliza a obtenção de empréstimos, para construções e reformas de infraestrutura, o que não inclui estádios. Alguns projetos que podem facilitar ainda mais a execução das atividades, como a flexibilização de licitações para obras e a criação da Empresa Brasileira de Legado Esportivo, seguem emperrados no Congresso e tendem a ser votados só em 2011. A olimpíada Rio 2016 acontece de 05 a 21 de agosto.

Boletim Estatuto do Torcedor – Público e Renda

Durante a realização de eventos esportivos, a renda obtida com o pagamento de ingressos e o número de espectadores pagantes e não-pagantes devem ser informados ao torcedor. Esta obrigatoriedade, ainda não cumprida em boa parte dos jogos realizados em todo o Brasil, consta no artigo sétimo do Estatuto do Torcedor. O anúncio de público e renda deve ser feito pela entidade organizadora do evento, através dos serviços de som e imagens instalados no estádio em que se realiza a partida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário