A cada semana, você confere destaques do esporte que foram ao ar no programa Galera do Esporte, apresentado por Daniel Gomes todo o domingo das 19h às 21h na rádio comunitária Cantareira FM 87,5 e também em www.radiocantareira.org Informações esportivas podem ser enviadas para galeradoesporte@hotmail.com







terça-feira, 14 de setembro de 2010

Pentatlo Moderno do Brasil a pleno fôlego

Referência continental no Pentatlo Moderno, o Brasil conquistou, no começo de setembro, excelentes resultados em competições internacionais. No campeonato Sul-americano, disputado em Quito, no Equador, teve dobradinha brasileira no pentatlo feminino, com o ouro da jovem Priscila Oliveira e a prata de Larissa Lellys.

No masculino, a bandeira do país também tremulou no pódio, graças à medalha de bronze de Aloísio Sandes, e o ouro por equipes, com o próprio Aloísio, ao lado de Danilo Fagundes, Mairon Mcdowell, Luis Magno, William Muinhos e Wagner Romão.

Yane Marques, a mais conhecida penta-atleta brasileira, também fez bonito no Mundial de Pentatlo Moderno em Chengdu, na China. A pernambucana foi a sexta colocada do torneio e agora já está entre as seis melhores ranqueadas do mundo.

O atual desempenho dos “super esportistas” brasileiros pode ser o prenúncio de bons resultados no Pan de 2011 e na Olimpíada de Londres 2012. Nunca é demais lembrar, que no Pan do Rio 2007, Yane Marques faturou a medalha de ouro no feminino.

Fique por dentro do Pentatlo Moderno

Os primeiros registros de práticas similares ao pentatlo datam de 708 a.c em Esparta, cidade da civilização grega com forte cultura militar. Nos Jogos Olímpicos da Antiguidade, esse esporte era um dos mais prestigiados, pois reunia nas eliminatórias as provas de corrida, salto em distância, salto em altura e arremesso de disco e colocava no embate final dois esportistas em uma luta livre.

Ao longo dos anos, a prática se disseminou pelo mundo. Na França, no século 18, o pentatlo ganha uma nova roupagem graças a um desconhecido tenente francês, incumbido de comunicar um grupo de combatentes na guerra Franco-prussiana. Para cumprir a missão, o militar partiu a cavalo, mas o animal morreu ao ser atingido por um tiro. O tenente teria enfrentado os oponentes com uma arma de fogo e uma espada e ao se livrar deles, conclui o trajeto nadando e correndo.

No início do século 20, o Barão Pierre de Coubertin, idealizador das Olimpíadas, tomou conhecimento dessa história e decidiu incluir nos Jogos de Estocolmo 1912, uma disputa que unia as provas de tiro, esgrima, natação, hipismo e corrida. Estava criado o Pentatlo moderno, que seria administrado pelo Comitê Olímpico Internacional, COI, até o surgimento da União Internacional do Pentatlo Moderno, UIPM, em 1948.

O Pentatlo Moderno chegou ao Brasil em 1922 e nossos primeiros representantes olímpicos competiram em Berlim 1936. Até hoje, o melhor resultado de um penta-atleta brasileiro nos Jogos foi alcançado pelo militar Eduardo Leal de Medeiros, décimo colocado na prova individual em Helsinque 1952.

Apenas em 2001, é montada a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno. O surgimento foi motivado pela não-classificação dos penta-atletas para os Jogos em Sydney 2000. Em Atenas 2004, com a norte-americana naturalizada Samanta Harley e com Daniel Santos, o pentatlo brasileiro voltou às Olimpíadas. Em Pequim 2008, nossa representante foi a pernambucana Yane Marques, décima oitava na classificação final

Após décadas de domínio dos suecos, russos e húngaros, o pódio das competições internacionais de pentatlo moderno tem contado também com alemães, lituanos, ucranianos e britânicos. Nas olimpíadas e jogos Panamericanos, as provas de tiro, esgrima, natação, hipismo e corrida acontecem no mesmo dia.

No tiro esportivo, cada competidor com uma arma de pistola de ar comprimido de 4,5 milímetros, dispara 20 vezes contra alvos a 10 metros de distância, durante 40 segundos. Ao atingir o mínimo de 172 pontos, o atleta tem um bônus de 1.000 pontos e cada ponto seguinte é multiplicado por 12. Se o desempenho for inferior ao mínimo, cada ponto abaixo resulta no desconto de 12 pontos da somatória total.

Outra prova do programa é a esgrima, quando todos os competidores se enfrentam em jogos com espadas. Cada toque no adversário soma um ponto ao atleta e desconta um do oponente. Se não houver toques, os dois esportistas perdem. Aqueles que vencerem mais de 70% dos combates recebem 1.000 pontos de bônus e há ainda acréscimos e descontos por vitórias e derrotas.

Nas provas de natação, o percurso é de 200 metros em estilo livre. Os homens que cumprirem o trajeto em até 2 minutos e 30 segundos recebem 1.000 pontos de bônus. Para as mulheres, a mesma bonificação vem com o tempo 2 minutos e 40 segundos. Os descontos e acréscimos de pontos estão atrelados a cada 0,33 segundos, acima ou abaixo, do tempo mínimo estabelecido.

No hipismo, os competidores atuam com cavalos sorteados pelos organizadores e devem transpor 12 obstáculos espalhados por um percurso que varia de 350 a 400 metros.Todos partem com 1.200 pontos e estão sujeitos a 60 pontos de desconto se o cavalo refugar, a 28 a cada queda de obstáculo e 40 se cair da montaria. Além disso, a cada segundo ultrapassado do tempo mínimo definido, o atleta perde quatro pontos.

Os pontos conquistados nas quatro primeiras provas são convertidos em intervalo de tempo para a largada dos atletas na prova de corrida. Cada dois pontos de diferença equivalem a meio segundo, e o líder da pontuação é o primeiro a partir.

O vencedor do pentatlo moderno é aquele que ganha a corrida, realizada em uma pista de cross-country de 3.000 metros. Os homens que concluírem a corrida em até 10 minutos recebem MIL pontos de bônus. Para as mulheres essa gratificação vêm com o tempo mínimo de 11 minutos e 20 segundos.

Quatro brasileiros conquistam medalhas no Mundial de Judô

Encerrado na última segunda-feira, 13 de setembro, no Japão, o Mundial de Judô 2010 rendeu medalhas a quatro dos 17 judocas brasileiros participantes: Mayra Aguiar, Leandro Cunha, Leandro Guilheiro e Sarah Menezes.

No domingo, 12 de setembro, Leandro Cunha conquistou a prata na categoria meio-leve. Após vencer cinco combates até chegar à final, Leandro foi derrotado pelo japonês Jumpei Morishita. Quem também subiu ao pódio no último domingo foi Sarah Menezes, na categoria ligeiro. Sarah venceu três duelos até perder nas semifinais, mas se recuperou na decisão do bronze e bateu a francesa Frederique Jossinet.

Em Tóquio, o judô feminino do Brasil também fez bonito com Mayra Aguiar, que com apenas 19 anos, conquistou a medalha de prata na categoria até 78 quilos. Mayra chegou a final após vencer quatro combates, três dos quais sobre as últimas medalhistas olímpicas em Pequim, mas na decisão foi superada pela norte-americana Kayla Harrison. Esta foi a melhor campanha do judô feminino do país em Mundiais. Antes, houve a conquista de três bronzes com Ednanci Silva, em 1997 e 2003, e com Danielle Zangrando em 2005.

A outra medalha dos brasileiros na competição foi com Leandro Guilheiro. Na categoria até 812 quilos ele conquistou a prata, após ter sido superado na final pelo coreano Jae Bum Kim, no golden point. Antes de chegar à decisão, Guilheiro venceu seis combates, entre os quais o também brasileiro Flávio Canto nas semifinais.

EUA vence Mundial de Basquete e “abre caminho” do Brasil para Londres 2012

A seleção de basquete dos Estados Unidos venceu no domingo, 12 de setembro, a edição 2010 do Mundial da modalidade disputado em Istambul, após bater na final a seleção da Turquia, dona da casa, por 81 a 64. O último título dos norte-americanos no torneio havia sido em 1994.

As duas seleções chegaram invictas à decisão. Na primeira fase, os Estados Unidos superou Eslovênia, Croácia, Brasil, Irã e Tunísia, enquanto a Turquia passou por Rússia, Grécia, China, Porto Rico e Costa do Marfim Na fase final, os norte-americanos fizeram 121 pontos em Angola nas oitavas, venceram no sufoco a Rússia nas quartas e passam sem maiores dificuldades pela Lituânia nas semifinais.

Com o apoio da torcida, os turcos fizeram 95 pontos na França nas oitavas e a mesma pontuação contra a Eslovênia nas quartas. Nas semifinais venceram no último segundo a Sérvia por 83 a 82, no mais emocionante do Mundial de Basquete. A medalha de bronze do torneio ficou com a seleção da Lituânia que venceu a Sérvia.

A seleção brasileira parou nas oitavas de final ao ser derrotada pela Argentina, e teve como saldo do torneio três vitórias e três derrotas. Los Hermanos terminaram a disputa na quinta posição. Por ter vencido o Mundial de Basquete, os Estados Unidos não precisaram disputar o pré-olímpico para Londres 2012, a ser realizado em Mar Del Plata no próximo ano. O torneio classifica duas seleções para a próxima olimpíada. Com a ausência dos Estados Unidos aumentam as chances do Brasil conquistar uma das vagas e retornar aos Jogos após 16 anos.


Rio de Janeiro recebeu 3° rodada de Hóquei sobre a grama

O Complexo Deodoro no Rio de Janeiro recebeu neste fim de semana a terceira etapa do Campeonato Brasileiro Masculino de Hóquei sobre a grama 2010. Foram realizadas seis partidas entre as sete equipes participantes: os catarinenses Desterro e Florianópolis, além das equipes do Germânia, Deodoro, Carioca, Matias e Macau

A rodada final do campeonato brasileiro de hóquei sobre a grama está marcada para os dias 16 e 17 de outubro, também no Rio de Janeiro. Na competição feminina, Desterro e Florianópolis lideram com 10 pontos ganhos, seguidos por pelo Macau.

Ao final do campeonato, os atletas das equipes classificadas nas três primeiras posições de cada categoria poderão requerer o benefício da Bolsa-Atleta junto ao ministério do Esporte. Conforme informações disponíveis no site do Ministério, para pleitear a bolsa estudantil de R$ 300,00, ou nacional de R$ 750,00, o esportista deve ter se classificado entre os três primeiros colocados no torneio máximo da confederação a que pertence. Os resultados desse fim de semana estarão em breve disponíveis no site da Confederação Brasileira de Hóquei sobre a grama e indoor em www.hoqueisobregrama.com.br

Brasileiros dominam 1° etapa da Copa do Mundo de Natação no Rio

Na primeira etapa da Copa do Mundo de Natação 2010, disputada no Parque Aquático Maria Lenk no Rio de Janeiro, os nadadores brasileiros conquistaram 59 medalhas, sendo 16 de ouro.

O grande destaque nas piscinas foi Thiago Pereira, o Tubarão do Brasil no Pan 2007, que desta vez botou quatro medalhas de ouro no peito e bateu dois recordes sul-americanos. Thiago venceu as provas dos 200 e 400 metros medley, também foi ouro nos 100 e 200 metros estilo livre.

César Cielo brilhou com os ouros nas provas de 50 e 100 metros livres. Felipe França também subiu duas vezes no lugar mais alto do pódio com as medalhas nos 50 e 100 metros peito. Os outros brasileiros medalhistas de ouro nas disputas masculinas foram Lucas Kanieski nos 1500 metros livre, Guilherme Guido nos 100 metros costa e Leonardo de Deus nos 200 metros borboleta.

No feminino, a atuação de destaque ficou por conta de Joana Maranhão que faturou medalhas ouro nos 200 e 400 metros medley e nos 200 metros borboleta, além de Tatiana Lemos também vencedora nas provas dos 100 e 200 metros estilo livre. A maior parte dos 59 medalhistas brasileiros na etapa do Rio de Janeiro da Copa do Mundo de Natação garantiu vaga para as disputas do Mundial de Piscina curta em dezembro na cidade de Dubai, nos Emirados Árabes.

Participaram das disputas no Rio atletas de 13 países. Além da etapa na capital Fluminense, outras seis cidades recebem provas do Mundial de Natação. Em outubro, Pequim na China, Cingapura, Tóquio no Japão e Berlim na Alemanha. Em novembro, Moscou na Rússia e Estocolmo na Suécia.


De Olho no Rio 2016

Em visita ao Rio de Janeiro em 09 de setembro, Nawall El Moutawakel, representante do Comitê Olímpico Internacional, COI, e presidente da coordenação dos Jogos Rio 2016, cobrou das autoridades brasileiras mais agilidade viabilização da Autoridade Pública Olímpica, APO, que responderá pela administração das obras de infraestrutura da Olimpíada e irá administrar um orçamento estimado em 30 bilhões de reais.

Em maio, na segunda visita de representantes do COI ao país, as autoridades brasileiras já haviam sido cobradas, mas até agora só o governo do estado está autorizado a participar do consórcio que, obrigatoriamente, precisará contar também com representação do governo federal e município do Rio de Janeiro. A autorização depende de aprovação do Congresso Nacional e do legislativo municipal, respectivamente, algo que só deve ser viabilizado após as eleições em outubro. A olimpíada Rio 2016 acontece de 05 a 21 de agosto.

Estatuto do Torcedor: esta conquista também é sua!

O artigo oitavo do Estatuto do Torcedor determina que as competições entre atletas profissionais organizadas por entidades desportivas brasileiras devem obedecer a um calendário anual, no qual os clubes e outras associações de esportivas têm garantida a participação em torneios ao longo de dez meses no ano.

Além disso, em pelo menos uma competição de âmbito nacional, é garantido que as equipes conheçam, com antecedência, o sistema de disputa, a data de início, a quantidade de partidas e os adversários que enfrentarão durante o torneio. As duas obrigatoriedades têm sido obedecidas nas séries principais, mas ainda são descumpridas com frequência em campeonatos das divisões de acesso. Raramente, os clubes do interior do Brasil se mantêm ativos por 10 meses em um ano.

*foto de Yane Marques comemorando ouro no Pan do Rio 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário