A cada semana, você confere destaques do esporte que foram ao ar no programa Galera do Esporte, apresentado por Daniel Gomes todo o domingo das 19h às 21h na rádio comunitária Cantareira FM 87,5 e também em www.radiocantareira.org Informações esportivas podem ser enviadas para galeradoesporte@hotmail.com







terça-feira, 24 de agosto de 2010

Fabiana Murer: ouro brasileiro a 4,81 metros

A Brasileira Fabiana Murer conquistou na quinta-feira, 19 de agosto, a Diamond League de atletismo 2010, na categoria salto com vara. Fabiana voou a 4,81 metros na etapa de Zurique, na Suiça, e superou as principais concorrentes, a russa Svetlana Feofonova e a alemã Silke Spielburg.

A varista brasileira fez história, pois até então somente quatro esportistas do país haviam conseguido o título da Diamond league: os corredores Zequinha Barbosa, Robson Caetano e Claudinei Quirino e a saltadora Maurren Magi.

A conquista da campineira de 29 anos significa a volta por cima da atleta, que nos Jogos em Pequim 2008 sofreu com o inacreditável sumiço das varas com as quais competiria e terminou apenas no 11° lugar. O título de Fabiana também é fruto dos recentes investimentos no atletismo brasileiro, especialmente após dezembro de 2009, com o patrocínio da Nike que seguirá em vigor até a olimpíada Rio 2016.

O ano de 2010 tem sido espetacular para a varista, que em março venceu o Mundial Indoor em Doha, em maio foi a primeira no GP Brasil de Atletismo e em junho ficou com o ouro no Campeonato Ibero-Americano em San Fernando.

Conheça mais sobre o salto com vara

O que se conhece atualmente por salto com vara foi praticado inicialmente na antiguidade nos rituais místicos dos gregos da Ilha de Creta, que usavam varas para saltar sobre touros. Centenas de anos depois, os celtas passaram a utilizar as varas de madeira para saltar em distância.

A primeira competição oficial do salto com vara só aconteceria no século 17 na Alemanha, em meio às disputas de ginástica. Em fins do século 19, esse esporte chega às universidades européias e norte-americanas. Os atletas utilizavam varas de bambu, que tinham uma das pontas afiadas para fixação no solo.N o começo do século 20, os norte-americanos, renovaram o esporte com novas técnicas de movimentação das mãos sobre a vara e o jogo de pernas para o alto na hora da passagem pela trave

As varas com bambu só saíram de cena em 1942, sendo substituídas por outras de madeira fixa. Em 1957, foram utilizadas pela primeira vez as varas feitas em alumínio e aço que resultaram em novos recordes: 4,78 metros e 4,80 metros, respectivamente As varas de hoje são compostas por fibra de vidro e de carbono, que permitem maior flexão para a realização dos saltos.

Ao longo dos anos, os aprimoramentos no uso de materiais e técnicas levaram os saltadores a superar os próprios limites. Para se ter uma ideia, em 1896, o campeão olímpico saltou para 3,2 metros. Hoje, o recorde da categoria são 6,14 metros alçados pelo ucraniano Sergey Bubka em 1994.

A rotina do salto com vara começa com uma corrida de impulso. Na sequência, o atleta acopla a vara em um encaixe na pista, eleva o próprio corpo e ajusta as mãos na vara. Já na etapa de subida em direção à trave, o varista gira o corpo para colocar os pés a frente da cabeça, dá um último impulso e tenta passar por cima da trave sem tocá-la, para posteriormente, aterrissar nos colchões.

A vara de salto é flexível e mede de quatro a cinco metros de comprimento. Um salto é anulado se o esportista derruba a trave ou não a ultrapssa, ou ainda, se a vara tocar o solo além da posição de encaixe ou cair por sobre a trave.

Como uma das ramificações do atletismo, o salto com vara é disputado nas olimpíadas desde Atenas 1896. O primeiro resultado expressivo de um varista brasileiro veio com Lúcio Almeida Castro, sexto colocado nos Jogos de Los Angeles 1932. Até hoje, o país não tem medalhas olímpicas nessa categoria do atletismo. Já em Pans são seis medalhas, quatro de bronze de duas de ouro, estas últimas conquistadas no Rio 2007 por Fabiana Murer e Fábio Gomes.


Campeonato Brasileiro de Hóquei sobre a grama agita o Rio de Janeiro

O Complexo Esportivo de Deodoro, no Rio de Janeiro, recebeu no último fim de semana a segunda rodada do Brasileiro de Hóquei sobre a Grama.

A disputa contou com equipes fluminenses, paulistas e catarinenses. No masculino, os jogos envolveram sete equipes: os então líderes Florianópolis, Carioca e Desterro, além de Mathias, Macau, Deodoro e Germânia, atual campeão masculino. No feminino, duelaram as jogadoras do Carioca, Desterro, Mathias, Deodoro, Florianópolis e Macau de São Paulo.

Desterro e Florianópolis lideram no masculino e feminino, com 10 pontos cada. Nesta rodada, as maiores goleadas no masculino foram do Germânia, que derrotou o Mathias por 5x0, e do Desterro sobre o Deodoro pelo mesmo placar. No feminino, o Desterro não tomou conhecimento do Matias, 9x0, e do Deodoro, 10x0. A equipe da casa também goleada pelo Florianópolis, 6x0.

As próximas rodadas do torneio estão marcadas para meses de setembro e outubro. Ao final do campeonato, os atletas das equipes classificadas nas três primeiras posições de cada categoria poderão requerer o benefício da Bolsa-Atleta junto ao ministério do Esporte – R$ 300,00, na categoria estudantil, e R$ 750,00, bolsa nacional.


Na última semana da Olimpíada da Juventude, Brasil sobe ao pódio
(resultados até à tarde da segunda-feira, 23 de agosto)

Demorou. Foi dramático, mas finalmente um brasileiro subiu ao lugar mais alto do pódio nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Cingapura. Caio dos Santos conquistou no domingo, 22 de agosto, a medalha de ouro no salto em distância do atletismo.

O esportista alcançou a marca de 7,69 metros na sua última tentativa, e ficou quatro centímetros a frente do japonês Sho Matsubara e do sul-africano Rudolph Pienaar. Na segunda-feira, 23, Caio voltou ao lugar mais alto do pódio, com a medalha de ouro no revezamento medley, vencido pela equipe das Américas, que contou ainda com jamaicano Odane Skeen e o dominicano Luguelin Santos.

Com as duas medalhas douradas, Caio, que é orientado por Tânia e Nélio Moura, os mesmos treinadores da campeã olímpica Maurren Maggi já passa a ser apontado como uma das esperanças do Brasil para Londres 2012.

No domingo, 22, a judoca Flávia Gomes conquistou a medalha de prata na categoria até 63 quilos. Na final, a brasileira foi derrotada por Ippon pela japonesa Miku Tashiro. Até a decisão, Flávia não havia sofrido pontuação contrária, em três lutas disputadas. Desde o início dos jogos, a atleta de 16 anos era apontada como uma das favoritas, devido à recente título no campeonato mundial cadete na categoria para atletas com até 67 quilos.

Quem também sai com uma medalha prateada de Cingapura é o varista brasileiro Tiago Silva. Com a marca de 5,05 metros, ele só foi superado pelo espanhol Didac Salas, vencedor da disputa. Com 16 anos, o esportista é o orientado pelo mesmo treinador de Fabiana Murer, Élson Miranda.

No último fim de semana, outros brasileiros fizeram boas participações nos Jogos, mas não conquistaram medalhas. Pelo atletismo, Joseilton Cunha foi o quinto colocado nos 100 metros rasos e Saionara Pavanatto ficou entre as seis melhores na final B do arremesso de peso. Na canoagem, Isaquias Queiroz chegou às quartas de final da canoagem C1 Sprint, mas não avançou para a etapa seguinte. O ginasta Arthur Mariano terminou na quarta posição no salto sobre o cavalo.

Durante a semana passada, pela natação, Alessandra Marchioro chegou em quarto na final dos 50 metros peito e em quinto nos 100 metros livre, enquanto Júlia Gerotto foi a quinta colocada nos 200 metros borboleta. No remo, Tiago Braga surpreendeu e chegou à final do torneio. O brasileiro foi o quinto colocado no skiff simples.

O tenista Tiago Fernandes chegou as quartas de final no torneio de simples, quando foi derrotado pelo russo Victor Baluda por dois sets a zero, com parciais de 6-2 e 7-6. No triátlon, o brasileiro Iuri Vinuto foi a final das disputas masculinas pela equipe América 3 que terminou a décima primeira colocação. Pelo hipismo, o conjunto sul-americano que contou com o cavaleiro brasileiro Guilherme Foroni, terminou em 5° lugar. E no ciclismo por equipes, o conjunto brasileiro terminou em 13° lugar.

A primeira edição dos Jogos Olímpicos da Juventude segue em Cingapura, até a próxima quinta-feira, 26 de agosto. Mais de 3.500 esportistas, entre 14 e 18 anos, competem em 27 modalidades, mas nessa olimpíada não há classificação por países, como acontece nos Jogos Olímpicos tradicionais. O Brasil está representado por 81 esportistas.


Brasileiros brilham no Mundial de natação paraolímpica

Com medalhas em diversas categorias, o Brasil deu um show no Campeonato Mundial de Natação Paraolímpica, em Eidenhoven na Holanda. Foram 26 medalhas conquistadas, 14 de ouro.

O nadador Daniel Dias saiu de Eidenhoven com oito medalhas de ouro e uma de prata no peito, além de cinco recordes mundiais. Outro brasileiro de destaque foi André Brasil, que venceu cinco provas, conquistou duas pratas e quebrou três recordes mundiais.

Com os resultados, o Brasil fechou a participação na quinta posição no quadro de medalhas. Os brasileiros se preparam para Londres 2012, com a meta de chegar, no mínimo, ao sétimo lugar no quadro de medalhas, superando o nono lugar na classificação geral em Pequim 2008.


César Cielo: ouro, prata e bronze no Pan-Pacífico de Natação

O brasileiro César Cielo foi o grande destaque brasileiro no Pan-Pacífico de natação encerrado no sábado, 21 de agosto, em Irvine, nos Estados Unidos. Cesão, como é conhecido, conquistou três medalhas: ouro nos 50 metros borboleta, prata nos 50 metros livre e bronze nos 100 metros livre.

No total, a delegação brasileira saiu do Pan Pacífico com oito medalhas conquistadas e 60 finais disputadas. Além das conquistas de Cielo, também foram medalhistas:Thiago Pereira, bronze nos 200 metros medley e nos 400 medley; Felipe França, ouro nos 50 metros peito; Nicolas Santos, prata nos 50 metros borboleta; e Fabíola Molina, bronze nos 50 metros costa.

A nota triste foi que a maratonista aquática Poliana Okamoto sofreu hipotermia, “imobilização de partes do corpo por conta do frio”. A água estava a 16°C. Poliana deixou a prova, foi ao hospital e já está bem.


Boletim de Olho no Rio 2016

Além da reforma de algumas instalações esportivas utilizadas no Pan 2007, os organizadores da olimpíada Rio 2016 planejam construir outros nove espaços para as competições.

O Centro Olímpico de Treinamento, COT, será o principal legado físico, pois servirá para a preparação das equipes nacionais e internacionais, antes, durante e após os Jogos. Outro novo espaço será o Parque Radical, que vai receber as provas de canoagem, ciclismo BMX e Mountain Bike.

Entre as instalações esportivas a serem reformadas estão os estádios do Maracanã e o João Havelange. O sambódromo também vai entrar na dança olímpica com as provas de Tiro com Arco e a largada da Maratona no atletismo. A olimpíada Rio 2016 acontece de 05 a 21 de agosto.


Conheça mais sobre o Estatuto do Torcedor

O estatuto do torcedor determina que as entidades organizadoras ou administradoras de eventos esportivos devem divulgar algumas informações específicas antes do evento. Pela internet, em sites próprios, essas entidades precisam disponibilizar o regulamento da competição, o borderô completo, além do nome do ouvidor do torneio e das formas de contatá-lo.

A tabela completa de um torneio também deve estar disponível na internet, com a relação de quais jogos serão realizados, em que datas, locais e horários. Na web, e também no lado externo das arenas esportivas, os organizadores são obrigados a divulgar quem serão os árbitros de um jogo e o nome dos torcedores que estão impedidos de comparecer ao local do evento esportivo, por determinação judicial.

*foto do banco de imagens da IAAF

Nenhum comentário:

Postar um comentário