A cada semana, você confere destaques do esporte que foram ao ar no programa Galera do Esporte, apresentado por Daniel Gomes todo o domingo das 19h às 21h na rádio comunitária Cantareira FM 87,5 e também em www.radiocantareira.org Informações esportivas podem ser enviadas para galeradoesporte@hotmail.com







terça-feira, 8 de novembro de 2011

Brasil no top 8 do tênis de mesa

O tênis de mesa masculino brasileiro alcançou um resultado magistral na sexta-feira, 4 novembro, em Magdeburg, na Alemanha: a equipe formada por Cazuo Matsumoto, Gustavo Tsuboi e Thiago Monteiro chegou, pela primeira vez na história, às quartas de final da Copa do Mundo por equipes.

O feito foi obtido após a vitória por três jogos a dois sobre a Hungria, com atuação decisiva de Matsumoto que venceu suas duas partidas de simples. Thiago e Gustavo venceram o duelo das duplas. Nas quartas de final, o esforçado trio brasileiro não foi páreo para o Japão: perdeu três jogos e venceu um, de novo nas duplas com Thiago e Gustavo.

Apesar do triunfo sobre os brasileiros, os japoneses ficaram pelas semifinais. China e Coréia do Sul, só pra variar, decidiram o título, com vitória chinesa por três jogos a zero, com os brilhantes Ma Long, Xi Xin e Wang Ha.

Detalhe, que certamente não passou desapercebido do leitor, é que o veterano Hugo Hoyama, de 42 anos, não integrou o trio brasileiro. Aliás, isso não é um detalhe é o detalhe: o Brasil figurar entre as oito melhores nações do tênis de mesa mundial sem o nosso multicampeão panamericano (10 ouros), mostra que o trabalho de transição está sendo bem conduzido pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM).

Digo que a transição está em execução, pois Hugo Hoyama ainda não “pendurou as raquetes”. Junto ao jovem trio brasileiro, o veterano levou o Brasil, também na sexta-feira, na mesma cidade alemã, ao título da Copa Intercontinental (uma espécie de torneio preparatório da Copa do Mundo), com vitórias sobre os conjuntos da Austrália (3x1), Canadá (3x0) e Egito (3x2).

É bom ver que a semente plantada por Hugo Hoyama e o já falecido Cláudio Kano (vítima de acidente de trânsito em 1996) está dando bons frutos, após quase duas décadas de investimento e seriedade de gestão esportiva.

A propósito, o hábil e inesquecível Cláudio Kano vai virar filme. Os feitos do mesa-tenistas serão retratados em um documentário, patrocinado pela Petrobrás e feito em parceria com o canal ESPN-Brasil. O enredo trás entrevistas com os pais de Cláudio e colegas de raquete e bolinha. Homenagem pra lá de merecida. O documentário ainda não tem data para ser lançado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário