A cada semana, você confere destaques do esporte que foram ao ar no programa Galera do Esporte, apresentado por Daniel Gomes todo o domingo das 19h às 21h na rádio comunitária Cantareira FM 87,5 e também em www.radiocantareira.org Informações esportivas podem ser enviadas para galeradoesporte@hotmail.com







terça-feira, 19 de outubro de 2010

Ginástica artística brasileira em Roterdã mira Londres 2012

Sem Diego Hypólito, em recuperação de cirurgia no tornozelo, e Daiane dos Santos, que aguarda autorização da Federação Internacional de Ginástica para voltar a competir, a seleção brasileira de ginástica artística disputa até o próximo domingo, 24, em Roterdã (HOL) o Mundial da categoria, que classifica 24 seleções para o pré-olímpico no Japão em 2011.

No último fim de semana, a seleção feminina ficou na décima posição na disputa por equipes e se garantiu no pré-olímpico, embora não tenha se classificado para a final que reunirá na terça-feira, 19, as oito melhores seleções.

As ginastas Jade Barbosa e Daniele Hypólito disputarão a final individual na sexta-feira, 22, e Jade ainda brigará pela medalha de ouro na decisão do salto, no sábado, 23. Ela foi a terceira colocada na fase classificatória. Na disputa por equipes, o Brasil também foi representado por Ethiene Franco, Priscila Cobelo, Bruna Leal, Adrian Gomes e Gabriela Soares.

No masculino, a seleção que conta com os experientes Mosiah Rodrigues e Danilo Nogueira, e os animados Sérgio Sasaki, Petrix Barbosa, Péricles Silva, Francisco Barreto e Felipe Polato, inicia as disputas por equipes na terça-feira, 19 de outubro.

Antes de chegar ao Mundial na Holanda, os 14 ginastas brasileiros passaram por 10 dias de treinamento em Madri (ESP). A base é a mesma que foi medalha de prata no masculino, e bronze, no feminino, nas disputas do pré-Pan em Guadalaraja em setembro.

Saiba mais sobre a Ginástica Artística

Os artistas circenses do Egito Antigo são os prováveis inventores das acrobacias da ginástica artística. A rotina chegou à Grécia Antiga, onde era disputada em ginásios com os competidores completamente nus. Aliás, o nome do esporte deriva da palavra grega GYMNÁDZEIN, que significa exercitar-se nu.

Na idade média, os militares europeus foram assíduos praticantes de ginástica, mas somente no início do século 19, a prática ganha formas esportivas, criadas pelo alemão Friederich Ludwig Jahn, também inventor dos aparelhos de barras.

Em 1881, os ginastas da Bélgica, Holanda e França fundam a Federação Internacional de Ginástica, modalidade que estaria presente na primeira edição dos Jogos Olímpicos em Atenas 1896. Inicialmente, a ginástica artística olímpica esteve restrita aos homens. A inclusão das mulheres se deu na olimpíada em Amsterdã 1928.

O programa olímpico contém oito provas, sendo as de solo e as de salto, realizadas no masculino e no feminino. As de barra fixa, barras paralelas e cavalo com alças acontecem apenas no masculino, enquanto as disputa das barras assimétricas e da trave de equilíbrio são exclusivamente femininas.

Nos saltos, a altura do implemento difere. No masculino, a mesa está a 1,35 metros do solo e no feminino a 1,25 metros. A avaliação dos atletas é feita por nove árbitros, sendo que dois atribuem notas de partida, referentes à execução perfeita do que foi estabelecido pelo atleta, outros seis avaliam a execução geral dos movimentos e um nono árbitro comanda os demais. Os competidores participam das disputas por equipes, individual geral e individual por aparelhos. Cada país pode inscrever até dois atletas em um aparelho.

Nas provas de solo, as execuções femininas devem estar em sintonia com um fundo musical. Já as execuções masculinas são feitas sem áudio ambiente. Os homens são avaliados pela qualidade dos mortais e giros, pela força aparente na manutenção de posições estáticas e pela aterrissagem de cada salto. Já as mulheres são julgadas pelas acrobacias, saltos e coreografias que acompanham as músicas.

Nas disputas do salto, homens e mulheres tomam impulsão em uma corrida de 25 metros, tocam o trampolim com os dois pés, apóiam-se na mesa com as duas mãos e finalizam o exercício com mortais e giros, devendo ter uma aterrissagem perfeita.

Nas barras fixas, suspensas a 2,40 metros do solo, o ginasta deve manter sempre os braços esticados, e é avaliado pela velocidade e precisão dos giros e vôos que executa nas barras. Nas argolas, o desafio do ginasta é manter-se ereto após cada giro sobre o par de argolas suspensos a 5,5 metros do solo.

Nas execuções do cavalo com alças, que acontecem sobre uma estrutura de madeira de 1,80 metros de comprimento por 3,5 de largura, exige-se grande esforço dos braços e abdômen, em movimentos circulares e horizontais, com giro de pernas.

Nas barras paralelas, o ginasta deve executar vôos, impulsos e sustentar o próprio corpo na vertical, sem tocar ao mesmo tempo com as duas mãos nas barras distadas por 42 centímetros e erguidas a 1,60 metros do solo.

Nas barras assimétricas, as ginastas, sempre com os braços esticados, fazem um bailado sobre o conjunto de barras, com freqüentes mudanças de direção, rápidos giros e conclusão do movimento em aterrissagem cravada, sem passos adicionais.

Na trave de equilíbrio, cada competidora tem 90 segundos para desenvolver uma série de saltos e movimentos de solo em uma superfície de apenas 10 centímetros de largura.

A ginástica artística chegou ao Brasil na bagagem dos imigrantes alemães no século 19, mas somente em 1951 surgiram as primeiras federações regionais de ginástica em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Nesse mesmo ano, a ginástica foi encapada à já extinta Confederação Brasileira de Desportos, CBD, que organizou o primeiro campeonato brasileiro desse esporte e filiou a ginástica brasileira a Federação Internacional da modalidade.

Somente em 1978 é fundada a Confederação Brasileira de Ginástica, CBG. No ano seguinte, pela primeira vez, uma delegação de ginastas brasileiros participa dos Jogos Pan-americanos em San Juan, e fatura a medalha de bronze no masculino por equipes.

Em Moscou 1980, Cláudia Magalhães e João Luiz Ribeiro são nossos primeiros ginastas a participarem de uma olimpíada. Em Seul 88, desponta a primeira ginasta brasileira de destaque internacional, Luisa Parente, finalista no torneio olímpico e medalhista de ouro nas barras assimétricas e no salto feminino no Pan em Havana 1991.

Após um curto período de resultados inexpressivos, o Brasil revelou uma excelente geração de ginastas, com destaque para os irmãos Diego e Daniele Hypólito e para Daiane dos Santos. Mas os talentosos ginastas, vencedores de competições nacionais e internacionais, ainda não subiram ao pódio olímpico.

Daniele Hypólito freqüenta as finais individuais e por equipes das olimpíadas desde Sidney 2000 e Daiane do Santos era tida como a favorita do solo em Atenas 2004, mas não passou do quinto lugar, após pisar fora do tablado na execução decisiva. Diego Hypólito, também multicampeão no solo esteve a pouco saltos do ouro na prova de solo em Pequi 2008, mas também falhou no momento decisivo.

O bom trabalho de base da seleção brasileira, iniciado em fins da década de 90 pelo ex-técnico romeno Oleg Ostapenko, gerou novos talentos para a ginástica artística do país como Jade Barbosa, Victor Rosa e Mosiah Rodrigues. Esses atletas, ao lado dos veteranos, Daiane do Santos, Diego e Danielle Hypólito estão em mais um ciclo olímpico na busca de inéditas medalhas, que podem vir em Londres 2012.


Thiago Pereira brilha na Copa do Mundo em Piscina Curta

Com quatro medalhas de ouro, o brasileiro Thiago Pereira foi o grande destaque da etapa de Cingapura da Copa do Mundo em piscina curta encerrada no domingo, 19 de outubro.

Thiago venceu as disputas dos 100, 200 e 400 metros medley e dos 200 metros borboleta. Os ouros se somaram aos outros três conquistados no começo da semana na etapa de Pequim, nos 200 e 400 metros medley e nos 200 metros borboleta.

Quem também desfilou talento e velocidade em Cingapura foi Lucas Kanieski medalha de ouro, com novo recorde sulamericano dos 1.500 metros livres, e bronze nos 400 metros livre. Guilherme Guido também subiu ao lugar mais alto do pódio nos 100 metros costas, e repetiu a medalha que já havia conquistado na etapa de Pequim, a prata nos 50 metros costa.

Também no último fim de semana, os brasileiros João Gomes Júnior, nos 50 metros peito e Tatiana Barbosa, nos 200 metros livres, conquistaram medalhas de bronze em Cingapura. Nos dias 12 e 13 de outubro, em Pequim, os outros medalhistas do Brasil foram Frederico Castro, prata nos 200 metros borboleta, e Henrique Barbosa, bronze nos 50 e 200 metros peito.

A Copa do Mundo de Piscina Curta terá mais quatro etapas até o final do ano. A próxima acontece em Tóquio, no Japão, nesta semana, na quarta-feira, 20, e na quinta-feira, 21 de outubro.


Nivalter Santos e Valdenice Conceição são ouro no México

Nivalter Santos e Valdenice Conceição foram os destaques do Brasil no Campeonato Panamericano de canoagem velocidade encerrado em 10 de outubro na Cidade do México.

O canoísta brasileiro faturou o ouro nos 200 metros sênior do C1 masculino e Valdenice Conceição teve igual desempenho na mesma prova pela categoria feminina. Ela também conquistou a prata no C1 100 metros e o bronze no C1 500 metros sênior.

Outros brasileiros subiram ao pódio. Isaquias Queiroz faturou a prata no C1 200 e C1 500 masculino Júnior e foi bronze na categoria júnior do C1 1000 metros masculino. Wladimir Moreno foi o segundo colocado no C1 500 metros sênior, mesma posição de Ronilson Oliveira e Erlon Souza no C2 500 metros.

No caiaque, a única medalha brasileira foi conquistada no k4 500 Feminino Sênior com o quarteto formado por Bruna Gama, Regiane Sarango, Naiane Pereira e Ana Paula Vergutz.

Com os resultados no último fim de semana, 16 brasileiros se classificaram para as disputas do Pan de Guadalaraja em 2011. Esse era o número máximo de vagas para cada país e que, além do Brasil, só foi alcançado pelo Canadá e o México.


Curitiba sediou o Campeonato Brasileiro de Esgrima

Terminou no domingo, 17 de outubro, em Curitiba (PR), a 82° edição do Campeonato Brasileiro de Esgrima. Participaram cerca de 300 esgrimistas nas categorias de sabre, florete e espada, incluindo competidores veteranos e praticantes de esgrima em cadeira de rodas.

Na Espada Feminina, Clarisse Menezes faturou o primeiro lugar, seguida por Yane Marques, atleta especialista em Pentatlo Moderno, modalidade na qual também há a prática da esgrima. Na Espada Masculina, o também penta-atleta Daniel Santos ficou com o ouro, seguido por André Rothfeld e Fabiano Lunardi.

Nas disputas do Florete Feminino, a vencedora foi Taís Rochel, já no masculino Heitor Shimbo faturou a medalha de ouro após superar na final Guilherme Toldo. João Souza, medalhista brasileiro no Pan do Rio 2007, ficou com o bronze no Brasileirão.

No Sabre feminino, Karina Lakerbai venceu Elora Patarro na final, e no masculino o medalhista panamericano Renzo Agresta confirmou o favoritismo e derrotou Tywilliam Guzenski na decisão do ouro.

O Campeonato Brasileiro de Esgrima foi a última competição nacional da modalidade antes da disputa do Mundial de Esgrima que acontece de quatro a 13 de novembro em Paris, com a presença de esgrimistas e para-esgrimistas.


Brasil busca hexa no Grand Prix de Futsal em Brasília

Com as goleadas de 9 x 2 sobre a República Tcheca e de 8 x 0 sobre a Costa Rica, a seleção brasileira de Futsal já está garantida nas quartas de final do 6° Grand Prix de Futsal, que termina no domingo, 24 de outubro, em Brasília.

A seleção jogaria na terça-feira, 19, para cumprir tabela diante da Líbia, pela 3° rodada do torneio pelo grupo A. Nas duas partidas já realizadas até a noite de segunda-feira, Falcão, havia marcado quatro gols no torneio, e estava a um gol de atingir a incrível marca de 300 marcados com a camisa da seleção.

As outras chaves do Grand Prix de Futsal contam com Argentina, Romênia, Espanha e Qatar, no Grupo B; Itália, Paraguai, Holanda e Zâmbia, no grupo C, e Guatemala, Portugal, Irã e Rússia, no grupo D.

As duas melhores seleções de cada grupo avançam para a fase seguinte, quando começam os jogos eliminatórios até que se chegue aos finalistas que duelarão pelo título no domingo, 24 de outubro. O Brasil venceu as cinco edições já realizadas.


Boletim “De olho na olimpíada Rio 2016”

O diretor geral da Wada, Agência Mundial Antidoping, criticou na última semana o fato de o Brasil ainda não possuir uma agência nacional independente de antidoping. David Howman disse que embora o único laboratório aprovado para os testes no país, o Ladetec no Rio de Janeiro, esteja em boas condições, o Brasil precisa desvincular a agência antidoping do controle do Comitê Olímpico Brasileiro.

A Wada pretende se empenhar em negociações com o próximo presidente da república para criar uma agência nacional de antidoping independente. As declarações repercutiram no Ministério do Esporte, que em nota à imprensa, informou já ter uma proposta para estrutura e funcionamento da Agência Brasileira de Controle de Dopagem, e prometeu encaminhá-la ao Congresso ainda este ano.

Além de alertar para a situação brasileira, David Howman mostrou preocupação com o único laboratório para antidoping na Rússia, país em que serão realizados os Jogos Olímpicos de Inverno, na cidade de Sochi, em 2014. A olimpíada Rio 2016 acontece de 05 a 21 de agosto.


Sereias da Vila conquistam bicampeonato da Libertadores da América

O time de futebol feminino do Santos conquistou no domingo, 17 de outubro, o bicampeonato da Taça Libertadores da América. Na decisão contra o Everton do Chile, na Arena Barueri, as Sereias venceram no aperto. Um a zero, gol da camisa 10, Marine, aos 44 minutos do segundo tempo, de falta. A equipe santista venceu as cinco partidas que disputou no torneio, marcou 25 gols e não sofreu nenhum. Para algumas jogadoras, a festa do título foi curtíssima, já que na última segunda-feira, 18, Andréia Suntaque, Aline Pelegrino, Renata Costa, Ester, Maurine, Grazi e Cristiane viajam com a seleção brasileira para o Campeonato Sulamericano Feminino. No torneio que é classificatório para as olimpíadas de Londres 2012, a seleção será comandada por Kleiton Lima, que também é técnico do Santos.


Especial Estatuto do Torcedor – a segurança nos estádios

A entidade de prática esportiva que possui o mando de um jogo é a responsável pelas condições de segurança do torcedor. A obrigatoriedade consta no artigo 14 do Estatuto do Torcedor. Os dirigentes da equipe mandatária da partida devem solicitar a presença de agentes públicos de segurança, devidamente identificados no local das disputas, que serão os responsáveis pela segurança dos torcedores dentro e fora dos locais próximos ao evento esportivo.

Assim que é definido o local do jogo, esse deve ser informado aos órgãos públicos de segurança, transporte e higiene, os quais têm o direito de saber ainda o horário de abertura do estádio, além da capacidade e a expectativa de público. É ainda dever do clube mandante, oferecer postos de orientação ao torcedor nos estádios, solucionar, se possível, as reclamações recebidas e encaminhá-las ao ouvidor da competição e aos órgãos de defesa e proteção do consumidor, se necessário.
*imagem so site da Confederação Brasileira de Ginástica

Nenhum comentário:

Postar um comentário