A cada semana, você confere destaques do esporte que foram ao ar no programa Galera do Esporte, apresentado por Daniel Gomes todo o domingo das 19h às 21h na rádio comunitária Cantareira FM 87,5 e também em www.radiocantareira.org Informações esportivas podem ser enviadas para galeradoesporte@hotmail.com







sábado, 5 de junho de 2010

Nada de descanso durante a Copa do Mundo

15 esportes olímpicos terão competições no Brasil durante o mundial na África do Sul

Enquanto a bola rola na África do Sul para a 19° Mundial de Futebol, entre 11 de junho e 11 de julho, a maior parte dos esportistas olímpicos brasileiros mantém a rotina de treinamentos e muitos participam de competições nacionais e internacionais.

Os comandados de Bernardinho, por exemplo, seguirão na disputa da Liga Mundial de Vôlei Masculino durante a Copa do Mundo de Futebol. Nas noites dos dias 18 e 19 de junho, a seleção de vôlei encara a Coréia do Sul no Maracanãzinho. Animada com o bom desempenho diante dos duelos contra a Bulgária, em Uberlândia, no começo do mês, a seleção espera contar com boa presença de público, que pode estar ainda mais empolgado se a seleção de futebol vencer a Coréia do Norte, na Copa, em 15 de junho


O Vôlei de praia brasileiro também manterá as competições nacionais e a participação no Circuito Mundial de Vôlei de Praia, no qual as principais duplas do país marcarão presença nas etapas masculina e feminina em areias russas (de 07 a 14 de junho), tchecas (de 15 a 20 de junho), norueguesas (de 28 de junho a 04 de julho) e suíças (de 05 a 11 de julho). No Brasil serão quatro etapas do Circuito Estadual do Vôlei de Praia: de 11 a 13 de junho em Teresina (PI); de 18 a 20 de junho em Porto Velho (RO) – no dia 20 a seleção de futebol encara a Costa do Marfim pela Copa; de 02 a 04 de julho em São Luis (MA) e de 09 a 11 de julho em Campo Grande (MS).

No atletismo, as atrações durante a Copa ficam por conta do 7° e 8° Festival de Salto com Vara, que serão realizados, respectivamente, em São Caetano do Sul (em 12 de junho) e no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, em São Paulo (em 03 de julho). A competição reúne revelações e atletas consagrados da categoria que teve grande projeção recentemente devido a medalha de ouro conquistada pela brasileira Fabiana Murer, em março, no mundial indoor do atletismo, em Doha, no Qatar.

Outra modalidade nas qual os esportistas não terão folga durante a Copa do Mundo é a canoagem. Na categoria oceânica acontece em 13 de junho, a 2° etapa da Copa Brasil de Canoagem, em Angra dos Reis (RJ), com provas nas categorias Júnior, Sênior, Master e Super Master, ao longo de um percurso de 18 km. E nos dias 10 e 11 de julho - datas da decisão de 3° lugar e da final da Copa, os canoístas brasileiros estarão em Aruanã (GO) para a disputa do Campeonato Brasileiro de Eco-Turismo, ao longo de 33 km do Rio Araguaia. No domingo, 11, as competições terminam às duas da tarde, a tempo de torcedores e esportistas acompanharem a final da Copa.

No ciclismo e no tiro com arco a agenda esportiva está repleta durante o mundial da África do Sul. Os esportistas sobre duas rodas terão nove competições para pedalar entre 12 de junho e 11 de julho, em diversas cidades do país: Belém (PA), João Pessoa (PB), Cuiabá (MT), Montes Claros (MG), Santos (SP) e São Paulo (SP). Durante o mesmo período, a precisão dos atiradores de tiro com arco será testada em 26 torneios nos estados do Amazonas, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Minas Gerais, Santa Catarina, Distrito Federal, Pernambuco e Espírito Santo.

Uma das competições mais curiosas nesse período de Copa será o “Desafio à seleção brasileira” promovido pela Confederação Brasileira de Remo, CBR, de 11 a 13 de junho no Rio de Janeiro. Os atletas que não foram convocados para a seleção de remo poderão desafiar a remadores selecionados na Lagoa Rodrigo de Freitas, em disputa de melhor de três confrontos. Mesmo se algum “não-convocado” vencer o desafio, a CBR informa que somente fará eventuais alterações na listagem se os esportistas tiverem, ao menos, índice de classificação para um final B do mundial.

No hipismo, as principais feras do esporte participam das etapas do Concurso Completo Internacional de Cavalaria de Guarda, em Brasília de 11 a 13 de junho, e no Rio de Janeiro de 08 a 11 de julho. O Complexo Desportivo Deodoro na capital carioca também será sede do Concurso de Adestramento Nacional de 24 a 27 de junho.

Nas águas, o calendário paralelo à Copa prevê a participação dos nadadores brasileiros nos Grand Prix de Los Angeles e de Santa Clara, de 08 a 11 de junho, e de 17 a 20 de junho, respectivamente. Durante as quartas-de-final da Copa, o Campeonato Brasileiro de Saltos Ornamentais agita as piscinas de João Pessoa (PB), de 01 a 04 de julho. No pólo aquático, destaques para a Taça Brasil Feminina, de 10 a 13 de junho no Rio de Janeiro; o 3° Troféu Norte/Nordeste masculino, de 18 a 20 de junho; em Manaus.

Para finalizar, mais algumas competições dos esportes olímpicos enquanto a bola rola na África do Sul: Campeonato Brasileiro de Triatlo Moderno (03 de julho); Copa Brasil de Handebol (06 a 10 de julho) com etapa masculina em Londrina (PR) e a feminina em Brusque (SC); Campeonato Paulista Júnior de Judô (20 de junho – data em que a seleção de futebol encara a Costa do Marfim na Copa); Campeonato Brasileiro de Lutas (de 02 a 04 de julho) em Manaus; Copa Brasil Sul/Sudeste de Tênis de Mesa (de 23 a 26 de junho) no Rio de Janeiro e Copa Brasil Centro Norte/Nordeste (08 a 11 de julho – encerramento da Copa) em Salvador; e 3° Regional São Paulo de Badminton (12 e 13 de junho) em Campinas;

crédito das fotos : www.cbv.org.br e www.cbda.org.br (em bancos de imagens das confederações)

Nenhum comentário:

Postar um comentário