A cada semana, você confere destaques do esporte que foram ao ar no programa Galera do Esporte, apresentado por Daniel Gomes todo o domingo das 19h às 21h na rádio comunitária Cantareira FM 87,5 e também em www.radiocantareira.org Informações esportivas podem ser enviadas para galeradoesporte@hotmail.com







terça-feira, 14 de junho de 2011

Nado sincronizado brasileiro em plena evolução

A equipe brasileira de nado sincronizado encerrou participação no domingo, 12 de junho, na Copa Savona, na Itália, com três medalhas conquistadas e confirmação de crescente evolução no cenário internacional, já que a competição reuniu os principais duetos e conjuntos do mundo.


Lara Teixeira e Nayara Figueira, que representaram o Brasil na olimpíada de Pequim em 2008 (Lara também esteve no Pan do Rio 2007, quando foi medalhista de bronze ao lado de Caroline Hildebrant) faturaram em Savona a medalha de prata no dueto, repetindo assim a conquista que tiveram no começo de junho no Brazil Syncho Open, no Rio de Janeiro.

Em Savona, Lara e Nayara ficaram a apenas 2,950 pontos de Mariangela Perrupato e Giulia Lapi, dueto italiano que venceu a competição. No torneio disputado no Rio, as brasileiras perderam o ouro por diferença de quase nove pontos para as canadenses Marie-Pier Gagnon e Elise Marcotte.

Ao que pese que as italianas ainda busquem classificação para o Mundial de Esportes Aquáticos, em Julho, em Xangai, enquanto que o dueto canadense é um dos principais do mundo, e adversário das brasileiras no Pan, a sequência de resultados constata a evolução de Lara e Nayara, ao ritmo do rock-ópera da Trans Siberian Orchestra, a cada competição internacional, bem como de todo o conjunto brasileiro.

Sem Nayara Figueira (que fraturou os dedos do pé no início do ano) nos dois primeiros torneios internacionais de referência em 2011, Lara Teixeira, ao lado de Giovana Stephan, a popular mulher gato, foi décima colocada no Aberto da Alemanha e alcançou o sexto lugar no Aberto da França.

Com a volta de Nayara ao dueto a partir do Brazil Syncho Open, a mulher gato competiu na prova solo, que não é uma categoria olímpica, e conquistou, com sobras, ouro no Rio de Janeiro e também em Savona.

Lara, Nayara e Giovana integram o conjunto brasileiro, que só teve evoluções na temporada 2011. No Aberto da Alemanha, não passou do décimo lugar. Na França, grande evolução com a quarta posição, atrás apenas da China, Japão e França. No Rio de Janeiro, novamente quarta posição, e agora em Savona a excelente terceira colocação atrás da Itália e do Canadá.

O conjunto brasileiro caiu na água para o bronze com Nayara Figueira, Michelle Frota, Lorena Molinos, Pamela Nogueira, Maria Eduarda Pereira, Giovana Stephan, Lara Teixeira e, como reservas, Joseane Martins e Jéssica Noutel.

Em entrevista ao site da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, Maura Xavier, uma das técnicas da seleção, ressaltou que após os primeiros resultados na Alemanha e França foi preciso “uma mexida radical nas rotinas, aumentando o grau de dificuldade”.

Certamente esse é um dos fatores para a evolução do nado sincronizado brasileiro em 2011, mas não único. O investimento em infraestrutura também conta. Desde fevereiro, a seleção tem um local fixo de treinamento, o Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro, que reestruturado pelo COB, oferece uma estrutura ainda mínima que será completada em breve com salas de musculação, alimentação e com materiais de apoio para treinamento.

O mais importante dos resultados do Brasil em Savona não foram as medalhas conquistadas em si, mas o fato de o dueto e conjunto brasileiro ter superado as competidoras mexicanas, adversárias diretas como terceira força do continente, atrás de canadenses e norte americanas. Enquanto Lara e Nayara foram medalhistas de prata, as mexicanas Isabel Delgado e Evelyn Guajardo não passaram do sexto lugar, e conjunto daquele país ficou em quinto, já as brasileiras foram bronze.

As brasileiras, no esporte que mistura força, beleza e ginga debaixo da água, têm tudo para fazer uma excelente participação no Mundial de Esportes Aquáticos em Julho, em Xangai, e há chances reais de medalhas em outubro no Pan de Guadalaraja, até porque, especialmente no conjunto, embora a seleção tenha novas caras, cinco das nove medalhistas em Savona também conquistaram o bronze por equipe no Pan do Rio em 2007. A expectativa de bons resultados é a melhor possível.

*foto: site da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos

Nenhum comentário:

Postar um comentário