A cada semana, você confere destaques do esporte que foram ao ar no programa Galera do Esporte, apresentado por Daniel Gomes todo o domingo das 19h às 21h na rádio comunitária Cantareira FM 87,5 e também em www.radiocantareira.org Informações esportivas podem ser enviadas para galeradoesporte@hotmail.com







terça-feira, 16 de novembro de 2010

São Caetano: 14° título nos Jogos Abertos do Interior

A cidade de São Caetano conquistou pela 14° vez, a sétima seguida, o título dos Jogos Abertos do Interior. Na edição 2010 do torneio, realizada em Santos, de 4 a 14 de novembro, a cidade sede ficou com o segundo lugar geral, e São José dos Campos em terceiro, na divisão principal.

Na segunda divisão, briga acirrada, ponto a ponto, entre Mogi das Cruzes, Santo André e Suzano, que nesta ordem ocuparam os três primeiros lugares gerais. Mogi das Cruzes sediará os Abertos em 2011. Em 2012, os jogos serão em Bauru.

Em mais 70 anos de história, os Abertos só não foram disputados em 1989, devido a uma greve de professores que inviabilizou o alojamento de atletas nas escolas estaduais.

Desde 2008, as cidades participantes dos Abertos do Interior são agrupadas em dois grupos: na primeira divisão, participam as 11 campeãs dos Jogos Regionais e a cidade sede, e na segunda divisão competem as demais cidades.

Nos Abertos deste ano, competiram na primeira divisão os atletas representantes de Santos, São Caetano, Piracicaba, São José dos Campos, São Bernardo, Pindamonhangaba, São José do Rio Preto, Americana, Guarulhos, Jundiaí, Marília e Ribeirão Preto

Para receber os Jogos Abertos deste ano, Santos fez investimentos consideráveis. A principal obra foi a Arena Santos, orçada em mais de 14 milhões de reais e que tem capacidade para receber mais de cinco mil expectadores.

Nesta edição competiram mais de 15 mil atletas, representando 218 cidades do litoral e interior paulista, nas disputas de 35 modalidades. Confira alguns resultados.

No futsal feminino da divisão principal, deu São Caetano que superou Pindamonhangaba nos pênaltis.

Na natação, as meninas de São Bernardo foram as melhores e os rapazes de Santos conseguiram mais medalhas no masculino. Os atletas de Limeira no masculino, e de Mogi das Cruzes no feminino venceram a maioria das disputas na segunda divisão.

No atletismo, atletas consagrados fizeram a diferença. Keila Costa foi o destaque de Campinas nos saltos, Elisângela Adriano e Ronald Julião impulsionaram São Caetano nos arremessos. A cidade do ABC foi campeã geral da modalidade. No para-atletismo, São Caetano também somou o maior número de vitórias, seguido por São José do Rio Preto e Jundiaí.

No tênis de mesa, São Caetano, São Bernardo, Piracicaba e Santos subiram ao pódio mais vezes na divisão de elite, enquanto Jacareí e Santo André foram os melhores na segunda divisão.

No surf por equipes, pódio litorâneo. Ubatuba em primeiro, Praia Grande com a prata e Itanhaém em terceiro lugar.

Na luta olímpica feminina, que reuniu as principais estrelas da modalidade no país, como Dailene Gomes e Aline Ferreira, São Caetano venceu em três categorias, Jundiaí, Piracicaba, Guarulhos e São Bernardo também tiveram medalhistas de ouro.

No vôlei de praia masculino, o ouro na primeira divisão foi para Piracicaba com Bruno Schmidt e João Maciel. Na segundona, deu Itatiba, com a dupla Ortigosa e Maurício Dantas. No vôlei masculino da divisão principal, Araçatuba com o craque Ricardinho em quadra venceu Campinas na final.

Hortolândia venceu na segunda divisão feminina do vôlei DE praia com Ana Lúcia e Marli Roza. Na primeira divisão, vitória para Guarulhos, com Naiana Rodrigues e Cida Lisboa.

No judô, domínio absoluto de São Caetano no masculino com cinco ouros. A cidade também foi a melhor na bocha.

São Bernardo e São Caetano foram os melhores na ginástica artística. A equipe de Americana venceu na Ginástica Rítmica.

No futvôlei, Botucatu venceu Santos na final masculina. O bronze ficou com Guaratinguetá. Na capoeira, Piracicaba foi ouro nas disputas masculinas e femininas. E também foi a melhor nos jogos de damas.

No basquete masculino da divisão principal, Franca venceu a final contra Limeira por 72 a 70. Esse foi o 18° título de Jogos Abertos do técnico da equipe francana Hélio Rubens.

No basquete feminino, a consagrada jogadora Helen Luz despediu-se da medalha com a medalha de ouro com Americana, que derrotou Catanduva na prorrogação por 76 a 72. No basquete feminino da segunda divisão, o tricampeonato foi para Osasco.

No handebol da segunda divisão, Tietê venceu Indaiatuba na decisão feminina, e Mogi das Cruzes superou Itatiba no masculino. No masculino da primeira divisão deu Americana.

No boxe, domínio absoluto de São José dos Campos no masculino e no feminino.

Jundiaí ficou com o ouro no tênis masculino e a equipe de São Caetano foi ao lugar mais alto do pódio no feminino. Jundiaí também foi a melhor no pólo aquático.

No Tamboréu, o jogo de tênis na areia, Peruíbe foi ouro no masculino. No feminino, deu Santos, no individual e nas duplas.

No ciclismo, destaque para Pindamonhangaba que conquistou oito das 16 medalhas de ouro disputadas.

A campeã mundial das maratonas aquáticas Ana Marcela Cunha nadou pela equipe de Santos, nesta modalidade e na natação, e conquistou seis medalhas de ouro e uma de prata.

No futebol feminino, Santos venceu São José do Rio Preto na final por três a zero, com dois gols de Suzana e um de Thaís. No masculino da segunda divisão deu Guaratinguetá contra Bauru na final e Sorocaba foi bronze.

História dos Jogos Abertos do Interior

O tradicional torneio entre cidades do interior e litoral paulista começou em 1936, por iniciativa dos professores de educação física Horácio Baby Barioni e Manuel Carvalho de Lima.

A primeira edição aconteceu na cidade de Monte Alto, no norte do estado, e reuniu além dos esportistas da casa, atletas das cidades de Franca, Olímpia, Mirassol, Araçatuba, Caçapava, Casa Branca, Piracicaba e Uberlândia, cidade do triângulo mineiro. Apesar de os Jogos serem do interior de São Paulo, a cidade de Uberlândia venceu as três primeiras edições de 1936 a 1938.

Em 1939, os Abertos adquirem status de torneio oficial do estado de São Paulo e, sem a presença dos mineiros, Campinas aproveita o fator casa e alcança o primeiro lugar. Na primeira edição dos Jogos, em 1936, houve apenas disputas de basquete. Em 1937, a natação entrou no calendário e no ano seguinte foi a vez do atletismo.

A cidade de Santos é a que mais sediou edições dos Abertos, oito vezes, e a que mais venceu, 25 conquistas. No Hall de cidades vencedoras, São Caetano do Sul aparece com 14 conquistas, sete das quais seguidas desde 2004. Santo André tem 12 títulos e Campinas 10 edições vencidas.

A recente hegemonia de São Caetano do Sul no torneio pode ser explicada pelo alto investimento da cidade. A secretaria de esporte da cidade, por exemplo, recebe de 3% a 4% de todo o PIB gerado em São Caetano do Sul.


Vôlei feminino do Brasil conquista prata no Campeonato Mundial

Na decisão disputada nesse domingo, 14 de novembro, em Tóquio no Japão, a seleção brasileira foi superada pela Rússia no tié break. Três sets a dois para as russas com parciais de 21/25, 25/17, 20/25, 25/14 e 15/11.

A seleção multicampeã, comandada pelo técnico Zé Roberto Guimarães, terá que esperar por mais quatro anos para conquistar o único título que ainda não possui. Já as russas faturaram o bicampeonato do Mundial de vôlei feminino.

As duas seleções chegaram à final invictas. Nas semifinais, as russas superaram as norte-americanas e as brasileiras suaram para passar pelas japonesas. As donas da casa ficaram com o bronze após vencerem os Estados Unidos por três sets a dois

Na final, o Brasil dominou o primeiro set, com atuações fantásticas de Fabiana e Jaqueline. No segundo set, o jogo equilibrado foi decidido na força de rede das russas, com Sokolova, Borodakova e a gigante Gamova, a melhor jogadora da partida com 35 pontos marcados. O equilíbrio também marcou o terceiro set, especialmente no finzinho, mas o Brasil foi superior, algo que não se repetiu no quarto set, dominado plenamente pelas russas. No tié-break, o Brasil começou a frente, Thaísa foi a arma brasileira para o momento mais delicado da partida, mas a russa Gamova fiz a diferença, sendo campeã e eleita a melhor do torneio.


Ana Marcela Cunha vence Brasileiro de Maratonas Aquáticas

Ana Marcela Cunha, atleta da Unisanta, venceu no domingo, 14 de novembro, a última etapa do Brasileiro de Maratonas Aquáticas, disputada na cidade de Araruama no Rio de Janeiro. A atual campeã mundial, ficou com o título da temporada nacional ao somar 172 pontos, seguida por Betina Lorscheitter, do Grêmio Náutico com 128 pontos, e Djenyfer Arnold da Unisul, com 117.

No masculino, o título nacional ficou com Samuel Bona do Grêmio Náutico que marcou 162 pontos, contra 149 de Matheus Evangelista e 126 de Victor Simões. A disputa nacional foi feita em provas de 5 quilômetros.

A classificação final também definiu os representantes brasileiros no Campeonato Sulamericano Juvenil que acontece no Peru em março de 2011. O Brasil cairá nas águas do torneio com Betina Lorscheitter e Djenyfer Arnold nos 5 e 10 quilômetros feminino e com Diogo Villarinho e Lucas Cortini, nas mesmas provas pelo masculino.


Mackenzie e Medicina USP são campeões no Beisebol e Softbol

O time de beisebol da Universidade Mackenzie faturou de maneira invicta o bi-campeonato brasileiro universitário da modalidade, ao derrotar a equipe da escola de Medicina da USP por 12 a zero, no estádio municipal de beisebol em São Paulo, em 07 de novembro. O destaque da partida foi o capitão do Mackenzie, Leandro Migliorati, que teve o melhor aproveitamento de rebatidas.

Na decisão do softbol, as estudantes de Medicina da USP faturam o bi-campeonato ao vencerem as representantes da Universidade de Maringá. O jogo final foi muito equilibrado, com vitória das paulistas por quatro a dois.


Brasileiros vão mal no Aberto da Polônia de Tênis de Mesa

O Brasil teve um desempenho abaixo do esperado no Aberto da Polônia de Tênis de Mesa, competição encerrada neste domingo e que reuniu os principais mesa-tenistas do planeta. Na sexta-feira, 12 de novembro, Gustavo Tsuboi foi eliminado do torneio pelo francês Damien Eloi por quatro sets a dois. Antes, o brasileiro havia vencido duas partidas. Ele, ao lado de Cazuo Matsumoto, também disputou o torneio de duplas. Os brasileiros não superaram os poloneses Jakub Kosowski e Filip Azymanski. Derrota por três a um e eliminação do torneio.
Seleção brasileira de ciclismo de pista treina em Maringá (PR)

A Confederação Brasileira de Ciclismo convocou 17 atletas do ciclismo de pista para uma etapa de treinamentos no velódromo de Maringá (PR). A intenção é formar a seleção brasileira que disputará o Campeonato Panamericano de Ciclismo, em maio de 2011 na Colômbia. O trabalho de treinamentos será realizado entre os dias 18 e 28 de novembro. Os atletas serão orientados pelos técnicos Ademir Romeo e Luciano Pagliarini. Entre os convocados estão as experientes irmãs Márcia e Janildes Fernandes Silva.


Cidade de São Paulo realiza Virada Esportiva 2010

No fim de semana dos dias 20 e 21 de novembro, a prefeitura de São Paulo promove a quarta edição da Virada Esportiva, atividade na qual os espaços esportivos da cidade e outras localidades culturais serão utilizados para diversas práticas de esportivas.

A estimativa da prefeitura é que cerca de 3,5 milhões de pessoas se envolvam nas mais de 2.000 atividades esportivas previstas para a Virada Esportiva deste ano. Nos Parques da Cidade, Clube Escolas e Centros de Educação Unificada, os CEUS, serão reservados espaços para a prática de atividades diversas como futsal, tênis de mesa, xadrez, hidroginástica, vôlei, caminhada, gincana, basquete e judô.


De olho no Rio 20 16 – São Januário será o estádio do rúgbi

O estádio de São Januário, do Vasco da Gama, deverá ser utilizado para os jogos de Rúgbi na olimpíada Rio 2016. Na quarta-feira, 10 de novembro, o presidente do Vasco, Roberto Dinamite, recebeu e-mails do governador Sérgio Cabral e do prefeito Eduardo Paes garantindo a presença do estádio Cruz Maltino nos Jogos Olímpicos. O projeto de adaptação de São Januário precisa ser aprovado pelos conselheiros vascaínos, mas alguns como Eurico Miranda são contra o uso do estádio para o Rúgbi. Pela cessão do estádio, o Vasco da Gama receberia do governo do Rio de Janeiro um terreno no bairro carioca da Vargem Grande para a construção do seu Centro de Treinamento. A olimpíada Rio 2016 acontece de 05 a 21 de agosto.


Estatuto do Torcedor - Ingressos

Os ingressos para partidas de competições esportivas profissionais devem ser colocados à venda até 72 horas antes do início do jogo. Essa determinação consta no artigo 20 do Estatuto do Torcedor, que ainda obriga que a venda de ingressos deve ser amplamente divulgada e feita de maneira ágil.

O prazo de 72 horas pode ser reduzido para 48 horas se a definição das equipes que jogarão acontecer em partidas eliminatórias ou se a quatro dias da realização do jogo não for possível determinar que times se enfrentarão. Ao adquirir o ingresso, o torcedor tem o direito de receber o comprovante de pagamento, que em hipótese alguma deverá ser devolvido pelo torcedor aos clubes e organizadores da competição. Nas partidas de âmbito nacional ou regional de primeira ou segunda divisão, a venda de ingressos deve acontecer em pelos menos cinco localidades da cidade na qual acontecerá o jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário