A cada semana, você confere destaques do esporte que foram ao ar no programa Galera do Esporte, apresentado por Daniel Gomes todo o domingo das 19h às 21h na rádio comunitária Cantareira FM 87,5 e também em www.radiocantareira.org Informações esportivas podem ser enviadas para galeradoesporte@hotmail.com







sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Em dia de 6 ouros do Brasil, Cuba encostou, mas ainda não passou

Graças aos seis ouros brasileiros conquistados ontem, quinta-feira, contra sete douradas cubanas, o Brasil ainda segue líder no quadro de medalhas, mas agora apenas com dois primeiros lugares a mais que Cuba: 39x 37. Por outro lado, faltam apenas 14 ouros para igualar o desempenho do Pan do Rio, quando tivemos 52 vitórias. Se faturar em média, cinco ouros por dia, chegaremos lá. Ainda dá...


Certamente nenhuma das 19 medalhas dos atletas ontem, foi mais significativa que o ouro de Fernando Reis, no levantamento de peso. Sem apoio, treinando quase sem orientação, o brasileiro de 21 anos, levantou (somando arranque e arremesso) 410 quilos, conseguindo assim novo recorde panamericano, uma inédita vitória para o país no Pan e a volta da modalidade ao pódio após 16 anos.


No judô, o Brasil manteve “100% de pódio”, somando às três medalhas conquistadas na quarta, os ouros esperados de Leandro Guilheiro, na categoria até 81 kg (16° pódio seguido dele na temporada), e de Tiago Camilo, por ippon, na categoria até 90 kg. Além disso, tivemos duas medalhas de bronze no feminino, com Mayra Aguiar, na categoria até 78kg e outro de Maria Portela para competidoras até 70 kg.


No atletismo, foi uma chuva de medalhas brasileiras. Marilson dos Santos confirmou o favoritismo e correu para o ouro nos 10 mil metros rasos e teve a companhia no pódio, do também brasileiro Giovani dos Santos, bronze. Cruz da Silva conseguiu a prata nos 5 mil metros, repetindo a conquista dos 10 mil dias antes. Tivemos ainda dois bronzes: Jeferson Sabino conseguiu terminar em terceiro no salto triplo e Bruno Tenório chegou a liderar a prova dos 200 metros, mas cruzou a linha de chegada no terceiro posto.


Da ginástica artística, em seu último dia de competição, vieram duas medalhas no masculino. O esperado ouro de Diego Hypólito no solo, e a prata de Arthur Zanetti nas argolas. Adrian Santos, no feminino, passou a poucos pontos do pódio, mas terminou na sétima posição.


Nos esportes coletivos, a seleção feminina de futebol decepcionou. Até os 42 minutos do segundo tempo, vencia por 1x0, mas tomou o empate em um vacilo da zaga e na decisão por pênaltis, perdeu duas cobranças, deixando o ouro para o Canadá. O basquete masculino vencia por 17 de vantagem os norte-americanos no segundo quarto, mas parou de jogar nos períodos seguintes e tomou a virada de 88 a 77. No polo masculino, o Brasil sucumbiu diante do Canadá e só disputa bronze amanhã, medalhas que as meninas buscaram obter hoje na decisão de terceiro lugar.


No hipismo, a equipe de saltos chegou a seu limite, mas era quase impossível bater os favoritos norte-americanos. Deu prata com Doda Miranda, Rodrigo Pessoa, Karina Johanpeter e Bernardo Alves.


Tivemos ainda outros quatro bronzes: com Marcelo Suartz no boliche individual, após perder a semifinal para Santiago Mejia de Cuba; na canoagem velocidade, categoria k4 1000 metros com Celso Júnior, Gilvan Ribeiro, Givago Ribeiro e Roberto Maheler. No caratê, Wellington Silva também garantiu bronze na categoria até 84 kg. Por fim, nos saltos ornamentais, um erro de um adversário no último salto levou César Castro ao bronze no trampolim de 3 metros.


Nos próximos dias, nos resta torcer pela recuperação do basquete masculino, pelo favoritismo do vôlei masculino e dos nossos judocas, de algumas surpresas no atletismo e boxe e acima de tudo secar muito Cuba para alcançarmos a segunda posição.


Domingo, às 19h, no Galera do Esporte, em www.radiocantareira.org, apresento um panorama completo do desempenho brasileiro em Guadalaraja. Conto com sua sintonia e juntos seguimos torcendo pelo Brasil. Abaixo, ouça podcasts dos nossos brasileiros no Pan.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Cuba encosta no Brasil, mas atletismo e judô salvam lugar no ranking

Como previsto por muitos desde o começo do Pan, a “sonolência” de Cuba para conquistar medalhas de ouro iria acabar quando começassem as disputas de judô, boxe e levantamento de peso. Só ontem, quarta-feira, os cubanos conquistaram cinco ouros, sendo dois no judô e um no atletismo, levantamento de peso e pelota basca, alcançando assim 30 vitórias em Guadalaraja 2011.

Com os resultados, os cubanos encostaram de vez nos brasileiros na briga pelo segundo lugar no quadro de medalhas, mas com nossos três ouros de ontem no atletismo e um no judô, seguimos na frente: 33 x 30, em medalhas douradas.

Dos três ouros do atletismo, destaque para o de Leandro Oliveira nos 1.500 metros. Ele e o equatoriano Bryon Piedro cruzaram a linha de chegada praticamente empatados, mas no fotoline, nosso corredor levou a melhor por um centésimo de segundo.

Maurren Maggi, nossa rainha olímpica, foi soberana em Guadalaraja e com um salto de 6,94 metros alcançou o tri-campeonato no salto em distância. Lucimara Silvestre também foi muito superior às adversárias no heptatlo e ao faturar o ouro lamentou que muitos tenham dito que ela, por ser bem afeiçoada, tinha ido a Guadalaraja apenas para mostrar o corpo. O Brasil também teve mais uma medalha no atletismo, o bronze de Geisa Coutinho nos 400 metros rasos.

No judô, a vitória de Luciano Correia sobre o cubano Despaigne na final da categoria até 100 k, teve um sabor duplamente gratificante, pois ajudou o Brasil a abrir vantagem sobre o adversário direto no quadro de medalhas e significou o troco de Luciano à semifinal perdida no Pan do Rio em 2007.

Ainda dentro dos tatames, Rafael Silva chegou a final da categoria acima de 100 kg, mas acabou derrotado pelo cubano Oscar Brayson, enquanto Maria Suellen Altheman conquistou a medalha de bronze, após aplicar o ippon com 34 segundos de luta sobre a norte-americana O´Rourke, pela categoria acima de 78 kg.

Fechando a lista de medalhas brasileiras do dia, tivemos três bronzes no boxe: Mike Carvalho, Julião Neto e Roseli Feitosa perderam seus embates semifinais e garantiram medalha automaticamente. Já Yamaguchi Falcão e Robson Conceição venceram suas lutas semifinais e decidirão o ouro contra, respectivamente, Julio Cesar La Cruz e Yasnier Toledo, boxeadores cubanos.

Nos esportes coletivos, a seleção de basquete masculino suportou bem a pressão da equilibrada equipe do Uruguai e estreou bem com vitória de 80 a 71. No vôlei masculino, os comandados de Rubinho viraram pra cima dos Estados Unidos e já estão nas semifinais de sexta-feira: três sets a um, em 18/25, 25/17, 25/14, 25/18. Já no polo aquático feminino, as norte-americanas massacraram as brasileiras por 13x1. Na sexta, as brasileiras tentarão o bronze contra as canadenses.

Teve gente que passou perto de garantir medalhas, mas ficou pelo caminho: na esgrima, Renzo Agresta perdeu nas quartas de final do sabre; na canoagem, a equipe do k4 masculino ficou em quinto na final vencida pelo Canadá; e no trampolim de 3 metros dos saltos ornamentais, a dupla Ian Mattos e César Castro foram superados no último salto por Pupo e Hernandez de Cuba.

Alguns outros resultados: Liliane Menezes foi a sexta colocada na categoria até 69 kg do levantamento de peso; na primeira qualificatória do boliche individual, Marcelo Suartz foi o oitavo e Márcio Viera o vigésimo sexto. Na ginástica artística, Daniele Hypólito foi a sétima no individual geral e nos saltos ornamentais, na plataforma de 10 metros, Andressa Mendes, de apenas 14 anos, terminou em quinto e Natali Cruz, de 18 anos, foi a décima segunda.

Hoje, todas as atenções estão voltadas para a decisão do futebol feminino entre Brasil e Canadá, às 20h, com ligeiro favoritismo brasileiro. Tem também Brasil e Canadá nas semifinais do polo aquático masculino, além de boas chances de medalhas do país no judô, especialmente com Tiago Camilo, no atletismo, Marilson Gomes é favorito ao ouro, e na ginástica artística masculina, com Diego Hypólito.

Nesta semana, todos os dias às 8h45, no Manhã Cantareira, em www.radiocantareira.org, tenho comentado o desempenho do Brasil no Pan. E no domingo, das 19h às 21h, apresentarei a última edição especial do Galera do Esporte sobre o Pan. Boa Abaixo você tem podcasts dos nossos representantes nos jogos.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Brasil: 1000 pódios em pans, em dia de Maurine

Sou um jornalista extremamente apegado a números, logo, o dia de ontem, em que nossos esportistas brasileiros alcançaram a milésima medalha na história dos Jogos Panamericanos foi, para mim, cheio de expectativa.

Faltando apenas duas conquistas para que chegássemos à marca, a medalha de número 999 só pintou às oito e meia da noite. A propósito, que surpresa, hein: sem estar cotada como favorita, Rosangela Santos, no atletismo, foi ouro nos 100 metros rasos, com o tempo de 11 segundos e 22, sua melhor marca. Muito bom!

Agora só faltava uma. Sentado na lanchonete de uma faculdade na capital paulista (esperando minha namorada sair da aula), via em uma tevê portátil o jogo do Brasil com o México pelas semifinais do futebol feminino. Aqui, aliás, mais um parênteses: grande vitória brasileira! Foi só um a zero, tão apertado quanto a semifinal do Pan de 2007 contra as mexicanas (quando vencemos por dois a zero), mas ver a Maurine anotar o gol da vitória, após dar um exemplo de profissionalismo e superação não tem preço: no domingo, o pai de Maurine, o senhor Brasil, faleceu, e ela optou em continuar nos jogos. Ontem foi decisiva.

Mas voltemos a medalha de número mil: nove da noite. O locutor da emissora pela qual assistia o jogo, destaca: “O Brasil acaba de conquistar a medalha de ouro na ginástica artística masculina por equipes. Você vai ver a apresentação completa do Brasil depois da novela...”. ‘Ufa, conseguimos a milésima, medalha’, comemorei em silêncio. Minutos depois me dei conta do que representava a conquista:

Por mais que tenha pesquisado como um louco para saber quem foi nosso primeiro medalhista panamericano da história, não descobri (quem souber me fale, por favor), mas sei que Adhemar Ferreira da Silva foi nosso pioneiro em medalhas de ouro, quando venceu a disputa do salto triplo no Pan de Buenos Aires 1951. 60 anos depois, seis brasileiros também subiram ao lugar mais alto do pódio para nossa medalha número mil da história, em um esporte antes tido apenas para moças.

“Medalha de número mil? Nossa, não sabia! Estamos ficando importantes”, disse, surpreso, Diego Hypólito a uma repórter em Guadalaraja ao saber do feito brasileiro, conseguido por ele junto aos ginastas Francisco Barreto, Petrix Barbosa, Péricles da Silva, Arthur Zanetti e Sérgio Sasaki.

Ao chegar a medalha de número mil, o Brasil ingressa no seleto grupo de países formado por Estados Unidos (já tem quase 4 mil medalhas), Cuba (já acumulam mais de 1.800 pódios) e Canadá (que tem mais de 1.500 medalhas).

E como é o hoje que constrói a história, o Brasil iniciou o caminho rumo às 2 mil medalhas (vai demorar um pouquinho, mas acho que não 60 anos), com quatro conquistas de bronze, ontem.

Após cair nas semifinais, a seleção feminina de basquete bateu a Colômbia por 87 a 48 e terminou no terceiro lugar do torneio. No boxe, Robenilson de Jesus perdeu as semifinais na categoria até 56 kg, e garantiu o bronze, assim como Everton Lopes, que era favorito ao ouro, mas perdeu o embate das semifinais para Roniel Iglesias de Cuba. O brasileiro reclamou da parcialidade dos árbitros, marca negativa deste Pan, aliás.

Outro bronze, este muito festejado, foi o de Guilherme Toldo, de 19 anos, na esgrima, na prova do florete. Ele perdeu nas semifinais, mas durante a campanha da medalha venceu o vice-líder de sua categoria no ranking mundial.

No boliche masculino, nas duplas, Márcio e Marcelo quase chegaram ao pódio, foram quarto colocados, mesma posição alcançada por Wellison Silva, o Sherek, no levantamento de peso. Ele ficou a 1 quilo do bronze. Desde 1995, em Mar Del Plata, o Brasil não consegue medalhas nesse esporte.

Nos esportes coletivos, a seleção masculina bateu com facilidade Porto Rico por 3x0 (25/22, 25/14, 25/18), as seleções masculinas e femininas derrotaram a Venezuela no polo aquático e estão nas semifinais – os homens venceram por 19/10, as mulheres por 10/3. Hoje tem a estreia do basquete masculino, onde o Brasil é favoritíssimo à medalha de ouro. Também nesta quarta, começam as disputas do judô, com amplas chances de medalhas a todos os nossos representantes, além da canoagem.

Nesta semana, todos os dias às 8h45, no Manhã Cantareira, em www.radiocantareira.org, tenho comentado o desempenho do Brasil no Pan. E no domingo, das 19h às 21h, apresentarei a última edição especial do Galera do Esporte sobre o Pan. Boa Abaixo você tem podcasts dos nossos representantes nos jogos.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Marcel Stürmer é o ouro de superação, mas basquete e handebol a decepção

Com uma trilha sonora dos filmes James Bond, o agente 007, o brasileiro Marcel Stürmer faturou o tricampeonato panamericano na patinação artística ontem em Guadalaraja.

Em condições normais de disputa Marcel, que também luta contra o preconceito daqueles que consideram a patinação um esporte só para moças, seria naturalmente favorito, mas o ouro em Guadalaraja teve um sabor especial, já que o brasileiro todos seus equipamentos roubados antes da viagem para o México, mas mostrou a superação dos grandes campeões na décima sexta edição do Pan. Na patinação feminina, Talitha Haas conseguiu o bronze.

Enquanto Marcel nos surpreendeu, a ginástica artística feminina decepcionou. Com apresentações irregulares e quedas de Daiane dos Santos e Adrian Nunes nos exercícios de solo, ficamos apenas na quinta posição. A esperança de redenção fica para hoje com as disputas masculinas por equipes.

Nos esportes coletivos, grande decepção com a derrota do basquete feminino nas semifinais contra a República Dominicana: 69 a 68, com direito a “apagão brasileiro” no segundo e terceiro quarto. No handebol, diferentemente da seleção feminina campeã no domingo, a masculina não suportou a pressão da torcida mexicana e tomou um revés dos argentinos, que ficaram com o ouro após o placar de 26 a 23. Para chegar a Londres 2012, os brasileiros terão que encarar agora uma repescagem contra três equipes europeias: “pedreira das bravas!”

A segunda em Guadalaraja teve ainda medalhas para o Brasil no atletismo: prata com Cruz da Silva, nos 10 mil metros, bronze de Joilson Silva nos 5 mil, apenas dois centésimos a frente do mexicano Juan Carlos Romero, e bronze também Ronald Julião no arremesso de disco. A decepção do dia ficou com Fabiana Murer. Favorita ao ouro no salto com vara, ela foi superada pela cubana Yarisley Silva e conquistou a prata.

Quero destacar também algumas medalhas do Brasil no último domingo, 23, com especial atenção aos ouros de Reinaldo Colucci, no triatlon, e de Adriana Silva, na maratona feminina, com direito a recorde panamericano. Trata-se de dois atletas que saíram do país para melhorar seu nível técnico, através de competições internacionais e se deram bem. A vela brasileira também foi genial com cinco ouro no domingo e mais de 50% do total de medalhas em disputa faturadas. Mas a heroína do fim de semana foi mesmo Pâmella Oliveira, que superou os próprios limites para ficar com o bronze no triatlon, desmaiando após cruzar a linha de chegada.

Nesta terça-feira, o Brasil deve conquistar a medalha de número mil em sua história nos pans, e essa medalha deve vir do atletismo, já que serão disputadas quatro finais no começo da noite e já temos 998 medalhas em pans, faltam duas, portanto. Os brasileiros também competem por ouro na ginástica e bolicche.

Amanhã, às 8h45, no Manhã Cantareira em www.radiocantareira.org, eu conto tudo deste dia de disputa na rádio do povo. E no domingo, das 19h às 21h, tem a última edição especial do Galera do Esporte sobre o Pan. Boa sorte Brasil. Abaixo você tem podcasts dos nossos representantes nos jogos.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Deu revanche brasileira no vôlei feminino em Guadalaraja

Passava da uma e meia da madrugada desta sexta-feira quando o Brasil conseguiu fechar o jogo contra Cuba e conquistar a medalha de ouro por três sets a dois. Que jogo! Após um primeiro set de pleno domínio brasileiro, Cuba foi superior no segundo e empatou o jogo e o terceiro set teve equilíbrio com vitória brasileira.

Não tenho dúvidas que mesmo com a derrota no quarto set, o Brasil ganhou o ouro nesse período. Após um rally de quase um minuto, Cuba marcou 19 pontos sobre o Brasil, seguiu pontuando até os 24 pontos, mas as brasileiras salvaram sete pontos do jogo das cubanas e mesmo com a derrota entraram melhor no tié-break para a vitória.

Os grandes destaques brasileiros foram Paula Pequeno, que substituiu muito bem Jaqueline no time, além de Fernanda Garay, que entrou durante a partida e foi fenomenal. Sheila passou quatro sets em partida discreta, mas no momento decisivo mostrou porque é a titular da equipe brasileira, explorando muito bem o bloqueio cubano. O ouro também não sairia sem a coragem de Zé Roberto Guimarães, que teve peito de mexer no time quando foi preciso, confiou no seu conjunto de “11 titulares”.

A quinta-feira em Guadalaraja teve ainda medalha dourada de Cesar Cielo. Na prova mais rápida da natação, os 50 metros livres, Cesão cravou o novo recorde panamericano em 21 segundos e 58 e o Brasil ainda teve a prata com Bruno Fratus. O dia só não foi melhor, pois Kaio Márcio e Gabriel Mangabeira não conseguiram ir ao pódio nos 100 metros borboleta.

Além dessas medalhas, os brasileiros conquistaram três bronzes na quinta-feira. No dueto, Lara Teixeira e Nayara Figueira foram terceiras colocadas no nado sincronizado. Luiz Fernando da Graça também volta bronzeado de Guadalaraja com a medalha na fossa double do tiro esportivo e no squash masculino, após a eliminação na semifinal por equipes para o México, Rafael Fernandes, Vinicius Rodrigues e Vinicius Lima voltam para casa com medalha de bronze na bagagem.

Outros resultados: nas lutas, todos os brasileiros foram eliminados antes das semifinais, no tiro com arco, Daniel Rezende sucumbiu nas quartas de final, e também no tênis de mesa individual nossos últimos representantes, Lígia Silva e Thiago Monteiro, deram adeus à competição nas quartas de final. No tênis de quadra, Felipe Mello foi eliminado na mesma fase da competição. Já nas duplas mistas, Rogério Dutra e Ana Cláudia Duarte perderam nas semifinais e hoje jogam pelo bronze, assim como Teliana e Vivian nas duplas femininas.

No futebol feminino, a seleção passou com dificuldades sobre a Costa Rica por dois a um, e decide no sábado o primeiro lugar do grupo com o Canadá. No vôlei de praia, Juliana e Larissa venceram nas semifinais e hoje decidem o ouro, enquanto Alison e Emanuel, após triunfo nas quartas-de-final, jogam nessa sexta por uma vaga na decisão.

Além de medalhas no vôlei de praia, o Brasil pode garantir nessa sexta-feira conquistas em outras modalidades, como no nado sincronizado por equipes. Teremos ainda a estreia do basquete e do boxe. Aliás, com o início das disputas nos ringues, os cubanos devem efetivamente encostar ou até ultrapassar o Brasil no quadro de medalhas. Até agora, nossa delegação soma 14 ouros contra dez dos cubanos. O Brasil tem 42 medalhas no total: além das 14 douradas, são 12 pratas e 16 bronzes.

O fim de semana reserva muitas emoções em Guadalaraja e estarei ligado nos jogos. No domingo, às 19h no Galera do Esporte, em www.radiocantareira.org, tem um panorama completo da participação brasileira em Guadalaraja nesta semana e a perspectiva do desempenho dos brasileiros que ainda vão estrear na competição. Não perca! Abaixo, ouça podcasts com os brasileiros que estão na maior competição esportiva das Américas.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Inesquecíveis medalhas douradas para Thiago Pereira e Ana Luiza Ferrão

Aos 37 anos, a bióloga Ana Luiza Ferrão viveu um momento histórico em Guadalaraja, ontem, dia 19. A brasileira, já classificada para Londres 2012, faturou sua primeira medalha em pans, e foi logo uma de ouro, com os 773,9 pontos na final da pistola de 25 metros no tiro esportivo, novo recorde panamericano.

No noticiário dourado do dia, Ana Luiza teve a companhia do nadador Thiago Pereira, que com a vitória soberana nos 200 metros medley da natação chegou a sua décima medalha de ouro em Pans, a quarta nesta edição, tornando-se assim, aos 25 anos, ao lado de Hugo Hoyama, o maior vencedor brasileiro da história nos jogos.

Ainda ontem, Thiago caiu na água para a disputa do revezamento 4x200 livre e conquistou a prata ao lado de André Schultz, Nicolas Oliveira e Leonardo de Deus. O ouro ficou com os norte-americanos. Hugo Hoyama também esteve em ação no tênis de mesa, mas acabou eliminado no individual pelo cubano Andy Pereira por 4x2.

Também pelo tênis de mesa, Gustavo Tsuboi deu adeus ao torneio, mas Thiago Monteiro segue na briga por medalhas, hoje nas quartas de finais, assim como Lígia Silva. Jéssica Yamada e Carolina Kumahara, nossas outras representantes, estão fora.

A terça-feira em Guadalaraja teve outra medalha de prata para o Brasil, essa com um gostinho amargo. Fabiana Beltrame, nossa campeã mundial do remo, chorou muito após não ter conseguido vencer a final do single skiff leve, o ouro ficou com a norte-americana Gold Sack.

Teve outras medalhas brasileiras: no tiro esportivo, Roberto Schmits foi bronze na fossa olímpica, e na natação, Henrique Rodrigues foi prata nos 200 metros medley masculina. Na versão feminina da prova, Joana Maranhão sofreu com a altitude, a velocidade das americanas e o apoio dos mexicanos à atleta local, e terminou em quarto.

Nos esportes coletivos, a seleção de vôlei feminino não tomou conhecimento da República Dominicana e venceu por três sets a zero (25/19, 25/18, 25/23) e hoje encara
Cuba na final. Além de ser uma revanche ao Pan do Rio 2007, quando as cubanas venceram as brasileiras em casa, o jogo pode marcar a conquista da única medalha de ouro que falta a essa geração vencedora de olimpíada, Grand Prix e copas de vôlei.

No futebol masculino, em jogo truncado, Brasil e Argentina ficaram no 1x1. Henrique, pelo Brasil, e Araújo, pela Argentina, ambos em chutes cruzados, fizeram os gols da estreia das duas seleções, que precisam apresentar mais futebol para encantar os mexicanos.

Outros destaques brasileiros da terça-feira foram nossos velejadores: Matheus Delagnello, Alexandre do Amaral e Gabriel Borges, Ricardo Santos e Patrícia Freitas seguem na liderança de suas categorias; no squash masculino, a equipe brasileira formada por Vinicius de Lima, Rafael Fernandes e Vinicius Rodrigues eliminou a Argentina e já está nas quartas de final. No vôlei de praia, Juliana e Larissa venceram e estão nas semifinais, e o dia também foi vitorioso para Alisson e Emanuel, classificados para as quartas-de-final. Por fim, no nado sincronizado, a equipe brasileira foi terceira colocada na fase classificatória.

Nesta quarta-feira, o Brasil tem boas chances de medalha com Lara Teixeira e Nayara Figueira no nado sincronizado, além de possibilidades de pódio nas provas de lutas que começam hoje. Cesar Cielo volta às piscinas, a seleção de futebol feminino encara Porto Rico e tem a final do vôlei feminino às 23h. O país ocupa a segunda posição no quadro de medalhas, com 36 conquistas, sendo 12 ouros, 11 pratas e 13 bronzes.

Durante o Pan, de segunda a sexta-feira, às 8h45 da manhã, apresento um resumo do desempenho brasileiro no programa Manhã Cantareira, na rádio comunitária Cantareira FM 87,5 (www.radiocantareira.org). E aos domingos, das 19h às 21h, o Galera do Esporte, apresentado por mim na mesma rádio, traz todas as informações dos jogos em Guadalaraja, além de história e análises sobre a maior competição esportiva das Américas.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Thiago Pereira tenta ouro, mas só meninas da ginástica rítmica conseguem

Thiago Pereira se esforçou, mas ainda não conseguiu igualar as dez medalhas de ouro conquistadas por Hugo Hoyama na história dos Jogos Panamericanos. Com três ouros desde o começo das competições em Guadalaraja, o tubarão do Brasil faturou ontem, terça-feira, a medalha de bronze nos 200 metros peito, em prova vencida por Robert Mahoney, dos Estados Unidos.

Hoje, nos 200 metros medley, Thiago deve ser o vencedor e alcançar as dez medalhas douradas. Porém Hugo Hoyama segue em busca de sua décima primeira medalha de ouro na história dos jogos, já que ontem avançou na etapa classificatória das disputas individuais do tênis de mesa, assim como Thiago Monteiro, Gustavo Tsuboi e Jéssica Yamada.

Além da medalha de Thiago, a natação brasileira teve ontem um grande dia nas competições femininas. No revezamento 4x200 livre, Tatiana Barbosa, Manuella Lyrio, Jéssica Cavalheiro e Joana Maranhão faturaram a prata, melhorando o desempenho de 2007, quando a equipe feminina foi bronze. Ontem, Joana conseguiu ainda bronze nos 200 metros medley.

Foi da ginástica rítmica que pintou a única medalha dourada do dia. No combinado das fitas e arco, as brasileiras Dayane Amaral, Débora Falda, Bianca Mendonça, Eliane Sampaio, Drielly Daltoé e Luisa Matsuo venceram. Luisa se despediu da seleção em grande estilo. Quem também faturou medalha foi Angélica Kvieczynski, prata na disputa individual das maças.

Na ginástica trampolim, conquista histórica com Rafael Andrade, medalhista de prata. Antes, o Brasil só tinha conquistado um bronze, em 2007, no feminino, com Giovana Matheus. As outras medalhas do dia foram a prata de Alexis Mestre e João Borges Júnior, no dois sem timoneiro do remo; e o bronze de Júlio Almeida, na pistola de ar de 50 metros, a segunda medalha dele em Guadalaraja.

Nos esportes coletivos o Brasil venceu fácil a Argentina no futebol feminino, por dois a zero, e o handebol masculino voltou a atropelar mais um adversário: 37 a 15 sobre a Venezuela, e vaga garantida nas semifinais.

Também ontem, aconteceram as últimas disputas do taekwondo. Natália Falavigna foi eliminada no primeiro combate, e assim o Brasil se despediu dos jogos apenas com o bronze de Márcio Wenceslau conquistado no sábado, dia 15. Já no vôlei de praia, enquanto Juliana e Larissa avançaram para as quartas de final, Emanuel e Alisson foram surpreendidos por pelos cubanos Gonzalez e Piña, na derrota por dois a zero. A dupla volta à areia hoje precisando vencer.

Nesta quarta, destaques para a estreia do Brasil contra a Argentina no futebol masculino, deve ser parada dura, los hermanos vêm com o melhor que tem no sub 20. Também rolam as semifinais do vôlei feminino, com o Brasil encarando a República Dominicana, adversária batida no primeiro jogo da nossa seleção. Outra disputa com ótimas chances de medalhas é de Fabiana Beltrame. A campeão mundial de remo é a favorita na final do single skiff leve feminino.

O Brasil já tem 30 medalhas no Pan – 10 ouros, 9 pratas e 11 bronzes, ocupa a segunda posição, com um medalha de ouro a mais que o México, terceiro colocado. Soberanos, os norte-americanos lideram com 63 conquistas, 24 douradas.

Na rádio comunitária Cantareira FM (www.radiocantareira.org) todos os dias eu falo do Brasil no Pan de Guadalaraja no Programa Manhã Cantareira, das 8h às 10h; E nos domingos de outubro, o Galera do Esporte, que vai ao ar e à web das 19h às 21h, tem a primeira hora exclusivamente dedicada aos jogos. Ouça abaixo podcasts dos brasileiros nos jogos.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Superação é marca de medalhistas brasileiros

Nesta terça-feira chegamos ao quarto dia de Jogos Panamericanos em Guadalaraja e o Brasil segue com desempenho surpreendente: já são 21 medalhas, sendo 9 ouros, 5 pratas e 7 bronzes, e um sólido e tranquilo segundo lugar no quadro de medalhas.

De domingo até a manhã desta terça, alguns esportistas brasileiros deram exemplos de superação, mas dois casos merecem destaque especial: Marcel Stumer e Hugo Hoyama. Marcel, bi campeão panamericano, mal chegou em Guadalaraja mas já virou notícia: após ter toda a sua bagagem rouba no embarque para o México, afirmou que competiria até de bermuda se preciso for. Não tenho dúvidas, de que será medalhista.

E Hugo Hoyama, hein? O incansável, o vencedor, o maior medalhista de ouro brasileiro na história do Pan chegou na segunda a sua décima conquista dourada na competição por equipes do tênis de mesa, ao lado de Gustavo Tsuboi e Thiago Monteiro. Hugo lutará por mais um ouro a partir de hoje no individual. Tem boas chances.

Porém, se der a lógica, Thiago Pereira, que já tem nove ouros panamericanos no currículo, o último conquistado ontem nos 100 metros costas, deve ultrapassá-lo em medalhas douradas, já que outras cinco finais para disputar. Mas Hugo continuará imortal, fantástico, pois é para poucos ser campeão panamericano aos 42 anos...

Ainda sobre a natação, na segunda-feira vivemos fortes emoções com Leonardo de Deus. O jovem de 20 anos venceu os 200 metros borboleta, mas um fiscal apontou irregularidade no uso do patrocinador da touca. Após uma hora de suspenso foi confirmado vencedor. Além do ouro dois destaques nesse caso: o primeiro é para a patrocinadora Yakult, já que penso que mais se deu bem do que mal nessa história, pois tornou-se ainda mais conhecida e o desfecho foi positivo. A outra observação é sobre a pressão que a Record fez nos bastidores para garantir a medalha do rapaz, postura certíssima, na minha opinião, quem tem poder pra isso deve exercê-lo quando preciso.

A segunda-feira brasileira em Guadalaraja tem foi marcada por outras conquistas expressivas: os dois bronzes da ginasta Angélica; o ouro da ginástica rítmica por equipes com as bolas; partidas vitoriosas de Juliana e Larissa e Alison e Emanuel no vôlei de praia, vitória difícil do Brasil sobre Cuba no vôlei feminino (em 2007 as cubanas venceram nossas meninas na final) e goleada no handebol feminino sobre o Uruguai.

Tivemos ainda o brasileiro Daniel Paiola do Badminton garantindo no mínimo um bronze para o país no individual da modalidade. Daniel vota à quadra hoje e se vencer as semifinais disputa o ouro. O Brasil nunca teve medalhas individuais nesse esporte. Hoje também tem Brasil e Argentina na estreia do futebol feminino.

Na rádio comunitária Cantareira FM (www.radiocantareira.org) todos os dias estou falo do boletim do Pan no Programa Manhã Cantareira, das 8h às 10h; E nos domingos de outubro, o Galera do Esporte, que vai das 19h às 21h, tem a primeira hora exclusivamente dedicada aos jogos. Interaja comigo em dgna_2003@ig.com.br ou galeradoesporte@hotmail.com; Ouça abaixo podcasts dos brasileiros nos jogos.

domingo, 16 de outubro de 2011

Valeu, Tubarão! Que pena, Jaqueline...

O primeiro dia de competições em Guadalaraja começou dourado para o Brasil, com Thiago Pereira, o Tubarão do Brasil, nos 400 metros medley. Até certo ponto foi surpreendente, pois nesta temporada Thiago só tinha tido boas conquistas em competições nacionais e uma medalha de ouro nos 200 metros borboleta, em fevereiro, em torneio no exterior.

Thiago não teve adversários neste sábado e bateu em primeiro com 4min16s68, bem a frente dos norte-americanos Conor Dwyer e Robert Margalis, que completaram o pódio. Thiago nadará mais sete provas no Pan, incluindo a de revezamento neste domingo. Se vencer todas, bate o recorde de sete medalhas de ouro, que obteve no Rio 2007.

Ainda nas águas, o Brasil encerrou o sábado com outras três medalhas de prata: com Joana Maranhão, nos 400 medley feminino, Daynara de Paula nos 100 metros borboleta e no revezamento 4x100 medley feminino. Em julho, Joana foi prata nos 200 medley no Open de Paris, de modo que o resultado de ontem foi esperado.

No pentatlo moderno, Yane Marques também foi prata e criticou a organização dos jogos sobre as condições dos locais de competição, especialmente na prova final do combinado. Ela era favorita ao ouro, mas o lugar mais alto do pódio foi de Margaux Isaksen, dos Estados Unidos.

No taekwondo, Márcio Wenceslau foi bronze e reclamou da arbitragem na luta em que foi derrotado por Damian Villa, bicampeão mundial da categoria até 58 kg. A outra medalha do dia foi inédita para o Brasil: bronze de Angélica Kvieczynski no individual geral da ginástica rítmica. Antes , o país só tinha conquistas no individual por aparelhos e por equipes.

Ainda no primeiro dia de Pan, o tênis de mesa brasileiro saiu invicto das disputas, o squash venceu quatro partidas, o handebol venceu com facilidades e o vôlei feminino suou um pouco para bater as dominicanas por 3 a 1 e Jaqueline saiu de quadra desacordada, mas já está em tratamento, porém fora do restante do Pan.

Neste domingo, tem o pentatlo masculino, com poucas chances de medalhas para o Brasil, e brigas por medalhas na natação e taekwondo, ai som com boas chances para Diogo Silva, medalhista de ouro no Pan. Na hora do Galera do Esporte, das 19h às 21h, poderemos comemorar juntos as medalhas do taekwondo e ginástica rítmica.Fique ligado em www.radiocantareira.org

sábado, 15 de outubro de 2011

Depois da festa, a batalha

Após os shows pirotécnicos e músicas que marcaram a abertura do Pan na noite de ontem, começa a batalha por medalhas neste sábado. Alguns dos 519 brasileiros (esse é o número oficial e não 521, como informei antes) já estarão em ação.

No programa do Pan de hoje estão previstas provas de Mountain Bike, Pentatlo Moderno Feminino, Badminton masculino e feminino, remo, Squash masculino, Natação, Tênis de Mesa por equipes, Taekwondo, Handebol feminino, Ginástica Rítmica individual e Vôlei Feminino.

Entre os muitos atletas com chances de medalhas, destaque para Yane Marques no Pentatlo Moderno, que chegou às finais do mundial da modalidade neste ano e figura entre as cinco primeiras no ranking.

No ciclismo Mountain Bike os três brasileiros tem chances de medalhas – Erika Gramiscelli, Vando Cruz e Rubinho Valeriano, este último prata no Pan do Rio.

Na natação, Thiago Pereira, que ganhou sete ouros no Pan 2007 tenta a sorte nos 400 medley. Se passar das eliminatórias, a partir das 12h, disputa o ouro a partir das 21h, no Centro Aquático Scotiabank. Também temos boas chances com Lucas Kanieski nos 400 livre, no revezamento 4x100 livre feminino e com Gabriela Silva nos 100 borboleta, já que foi finalista em Pequim e no mundial de Roma 2009.

Na ginástica rítmica, apesar da recente decepção de não se classificarem para Londres 2012, as meninas do Brasil tem condições de conquistar medalhas no Pan nas provas individuais.

Tem ainda o Taekwondo, com medalha quase certa para Kátia Arakaki, campeã pan-americana em 2010, na categoria até 59kg e Márcio Wenceslau, na prova até 58kg.

Por fim, teremos estréias nos esportes coletivos. No tênis de mesa por equipes, temos as disputas da primeira fase no masculino e feminino, com o super Hugo Hoyama, além de Tiago Monteiro, Gustavo Tsuboi e Lígia Silva. No handebol feminino, talvez com um pouquinho de dificuldade, o Brasil vence os Estados Unidos, e no vôlei feminino, a República Dominicana não será páreo para as comandas de Zé Roberto.

Minha aposta do dia: bronze de Rubinho Valeriano, prata de Márcio Wenceslau e Kátia Arakaki, bronze no revezamento feminino 4x100 da natação, prata de Gabriela Silva, ouro com Thiago Pereira e Yane Marques.

Amanhã, às 19h, tem a cobertura completa do Pan no Galera do Esporte (www.radiocantareira.org). Abaixo, os podcasts com os brasileiros em Guadalaraja.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

A chama do esporte pelos próximos 17 dias

Começa hoje os 16° Jogos Panamericanos, o Pan, que aporta pela terceira vez no México (por lá já este nas edições de 1955 e 1975, na Cidade do México), em Guadalaraja. Pelos próximos 17 dias, as chama do esporte vai iluminar os principais esportistas de 42 países das Américas, embora alguns astros, principalmente dos Estados Unidos, não comparecerão aos jogos.


Nada que vá tirar o brilho da competição e muito menos a nossa torcida aqui no Brasil para, no mínimo, repetir a boa campanha do Rio 2007, quando subimos ao pódio 161 vezes, mas oficialmente conquistamos 157 medalhas, pois os quatro pódios da nadadora Rebeca Gusmão foram desconsiderados devido a um problema da esportista com o exame antidopping.


Já na cerimônia de abertura, o Pan de Guadalaraja será um m0mento significativo para nós, com Hugo Hoyama, o maior medalhista de ouro do país em pans (9) como nosso porta-bandeira aos 42 anos de idade, simplesmente fantástico!


Guadalaraja deve marcar a conquista da milésima medalha brasileira na história dos jogos (já temos 923) e pode iniciar um novo paradigma na transmissão de esporte para o Brasil se a Rede Record, que detém os direitos de transmissão, mantiver o foco nos jogos e principalmente a transmissão das modalidades no horário nobre. Se der audiência, acredito que a Globo irá repensar posturas, como a dos jogos de futebol pra lá das 22h... é só um palpite.


Diferente de 2007, quando acompanhei cada minuto dos jogos, por transmitir o Pan do Rio, neste ano sou apenas mais um espectador durante a semana e noticiarista dos jogos aos domingos a noite. Mas mantenho o entusiasmo em torcer pelo esporte brasileiro.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Galera do Esporte em sintonia com o Pan 2011

De 14 a 30 de outubro, rola o Pan de Guadalaraja, no México. E o Galera do Esporte, que vai ao ar e à web todo domingo, das 19h às 21h, e às segundas-feiras, às 13h e às 22h, na rádio comunitária legalizada Cantareira FM 87,5 (http://www.radiocantareira.org/) vai estar em sintonia com o Pan.

Boletins sobre a participação dos brasileiros, história dos jogos, análises e retrospectivas sonoras da edição do Pan do Rio 2007, serão apresentados por Daniel Gomes e William Douglas, que na última edição do Pan transmitiram os jogos, por sistema off-tube, como parte de um trabalho de conclusão de curso.

Aqui no Blog Olímpicos do Brasil, você terá ainda podcasts sobre quem serão nossos representantes nas pistas, quadras, campos e ruas na décima sexta edição do Pan (veja abaixo).