A cada semana, você confere destaques do esporte que foram ao ar no programa Galera do Esporte, apresentado por Daniel Gomes todo o domingo das 19h às 21h na rádio comunitária Cantareira FM 87,5 e também em www.radiocantareira.org Informações esportivas podem ser enviadas para galeradoesporte@hotmail.com







terça-feira, 26 de abril de 2011

Vôlei: soberania na areia, renovação nas quadras

Das modalidades olímpicas em ação pelo Brasil no último fim de semana, nenhuma mereceu mais destaque que o vôlei: seja pela soberania nas areias de Juliana e Larissa, seja pelo despontar de uma nova equipe campeã nacional da superliga, o SESI São Paulo.

Juliana e Larissa foram espetaculares na etapa de abertura do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, encerrada no domingo, dia 24, na aniversariante cidade de Brasília.

Pentacampeãs do circuito, as brasileiras venceram por dois sets a um (21/16, 15/21 e 15/12) as norte-americanas Walsh e May, últimas campeãs olímpicas e que após um período de afastamento na temporada de 2010, já foram às finais na primeira etapa.

Ao longo da temporada, as norte-americanas podem até fazer frente para Juliana e Larissa, mas por enquanto, as brasileiras só perderão para si. O fim de semana feminino em Brasília só não foi melhor porque nenhuma outra dupla brasileira chegou às semifinais: esperava-se boa atuação de Talita e Maria Elisa, segundo colocadas no ranking nacional que ficaram pelas areias.

No circuito masculino, também em Brasília, vitória soberana de Rogers e Dalhausser. Na decisão dois a zero sobre Alisson e Emanuel (21/18 e 21/18). Vai ser difícil alguém superar os norte-americanos, campeões olímpicos e que na temporada passada venceram nove das 14 etapas disputas.

Nas quadras, a final da superliga masculina premiou a equipe de melhor campanha. Após cinco temporadas de existência, o SESI São Paulo faturou o titulo e recolocou o Estado no hall de vencedores nacionais. A última conquista havia sido do extinto Banespa, na temporada 2004/2005

No jogo do último domingo, em pleno mineirinho, portanto em território adversário, o SESI cravou três sets a um sobre o Sada Cruzeiro (25/19, 19/25, 27/25 e 25/17). O time dos astros Murilo, Escadinha e Sidão e da revelação Wallace superou a boa equipe mineira, mas que ficará marcada pelo episódio de homofobia praticada por sua torcida nos jogos semifinais contra o Vôlei Futuro.

Falando na galera de Araçatuba, a equipe masculina terminou na terceiro posição na superliga masculina, ao derrotar o Vivo Minas, mas no feminino, as meninas do Vôlei Futuro pararam nas semifinais diante do Sollys Osasco, após levarem três a zero (25/21, 25/16 e 25/21) em jogo disputado no sábado, dia 23.

Agora o Sollys Osasco e Unilever Rio de Janeiro fazem a sétima final consecutiva da superliga feminina, já no próximo sábado 30 de abril, também no ginásio Mineirinho, em Belo Horizonte. Não há favoritos, mas acredito que o Unilever leva o título. A experiência de Bernardinho pode ser decisiva.


*Fotos: assessoria de imprensa da CBV

Outros destaques do esporte:

Já em Londres 2012: A seleção brasileira paraolímpica de atletismo já tem 10 vagas garantidas para Londres 2012. Se não houver imprevistos, o estádio olímpico londrino certamente assistirá provas da velocista Terezinha Guilhermina, recordista mundial no T11 100 metros, a prova mais rápida do para-atletismo feminino para pessoas com deficiência visual. A busca por índices olímpicos segue até 5 de agosto e o Brasil quer levar ao menos 30 esportistas para a paraolimpíada.

Daynara de Paula vai para Xangai: Na Tentativa de Natação para o Mundial de Desportos Aquáticos, Daynara de Paula conseguiu índice para participar dos 100 metros borboleta da competição que acontece no mês de julho em Xangai, China. Ela se juntou a 11 atletas já classificados: César Cielo, Bruno Fratus, Felipe França, Tales Cerdeira, Felipe Lima, Nicholas Santos, Kaio Márcio, Leonardo de Deus, Thiago Pereira, Henrique Rodrigues e Fabíola Molina. A última chance de classificação será durante o Troféu Maria Lenk, que começa em 2 de maio, no Rio de Janeiro.

Guarde este nome: Felipe Lessa. Ele foi soberano na disputa da 28ª edição do Aberto de Golfe de Brasília, e em disputa realizada no Peru há duas semanas ficou entre os 16 melhores. Certamente, desponta com a referência para o golfe brasileiro, modalidade que será disputada na olimpíada Rio 2016.

Efeito Roseli Feitosa: A brasileira campeã de mundial de boxe para que está fazendo escola pelo país a fora. Pela primeira vez, o Brasil enviou representantes para o mundial juvenil de boxe, encerrado na última segunda-feira, 25, em Antalya, na Turquia. Bianca Silva, pela categoria até 51 kg, venceu um combate e perdeu outro; e Yasmenn Gezzeui, na disputa para atletas com até 60 quilos, foi eliminada no primeiro combate. Valeu pela participação

Festival gratuito de hóquei indoor: A Federação de Hóquei do Estado de São Paulo realiza no domingo, 1° de maio, das 9h às 18h, o Festival de Outono de Hóquei Indoor. Será na Casa de Macau, localizada na Rua Mário Martins Almeida, 190, Interlagos, São Paulo (SP). Saiba detalhes em http://www.hoqueisobregrama.com.br/