A cada semana, você confere destaques do esporte que foram ao ar no programa Galera do Esporte, apresentado por Daniel Gomes todo o domingo das 19h às 21h na rádio comunitária Cantareira FM 87,5 e também em www.radiocantareira.org Informações esportivas podem ser enviadas para galeradoesporte@hotmail.com







quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Roseli Feitosa: ouro inédito para o boxe feminino

Foto: site da Confederação Brasileira de Boxe

No 6° Campeonato Mundial de Boxe Feminino, encerrado no domingo, 19 de setembro, em Barbados, na América Central, Roseli Feitosa se tornou a primeira brasileira campeã mundial de boxe.

Na decisão da categoria até 81 kg, a brasileira derrotou na final a uzbeque Marina Volnova por 12 a três, em quatro assaltos. Na estreia do Mundial, Roseli derrotou a queniana Mediatriques Muhatia por 22 a 2, depois superou a turca Selma Yagci por 16 a 3 e nas semifinais passou pela húngara Timea Nagy por 14 a 6.

No Mundial em Barbados, o Brasil contou ainda com as boxeadoras Erika Matos, Clélia Costa, Adriana Araújo, Glauce Alves, Andréia Bandeira e Taynná Cardoso. Esta última chegou às quartas de final e foi derrotada por Tassamalee Thongjan por 4 a 3.

Rodrigo Pessoa estreia como técnico nos jogos eqüestres mundiais

Campeão olímpico em Atenas 2004, o cavaleiro Rodrigo Pessoa inicia no próximo sábado, 25 de setembro, a carreira de técnico da seleção brasileira de saltos no hipismo. O primeiro desafio do treinador será na oitava edição dos Jogos Equestres Mundiais, na cidade norte-americana de Lexington. O torneio segue até 10 de outubro.

O Brasil participará das disputas com representantes nas provas de Enduro, Adestramento, Concurso Completo de Equitação, Rédeas, Volteio e Salto, categoria na qual Rodrigo Pessoa será técnico e competidor, simultaneamente. Os Jogos Equestres Mundiais garantem vagas para a disputa por equipes na olimpíada de Londres 2012.

Em entrevista ao jornal Estado de São Paulo, Rodrigo prometeu cobrar humilde dos cavaleiros do Brasil e disse que não medirá esforços para melhorar a criação de cavalos no país, que para ele é o principal problema do hipismo brasileiro.

Fabiana Murer e Ronald Julião são os destaques do Troféu Brasil de Atletismo


Mais de 900 atletas de 104 clubes brasileiros participaram da edição 2010 do Troféu Brasil de Atletismo, realizada no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, em São Paulo. O principais nomes do atletismo do país brigaram pelos primeiros lugares em 44 provas.

Na disputa por equipes, a BM&F Bovespa chegou ao nono título consecutivo, seguida pelo Pinheiros e a Orcampi Unimed. A varista Fabiana Murer e o arremessador Ronald Julião foram escolhidos por uma comissão de treinadores como os destaques do torneio.

Fabiana, da BM&F, foi soberana na prova do salto com vara e transpôs a altura de 4,70 metros, desempenho 55 centímetros superior ao da segunda colocada, Joana Costa, do Guarulhos. Ronald Julião venceu no arremesso de peso com 17,69 metros e também ficou com o ouro no lançamento de disco, com 60,62 metros, o novo recorde do Troféu Brasil de Atletismo.

Keila Costa também fez bonito no torneio. A esportista patrocinada pela Orcampi Unimed foi ouro no salto triplo com 14,03 metros e ainda venceu no salto em distância com 6,61 metros. A campeã olímpica Maurren Maggi sentiu dores nos quadris e não chegou às finais.

Ana Cláudia Lemos Silva, da BM&F, arrasou nas pistas e venceu nos 100 e 200 metros rasos. Nos 100 metros masculino, Jefferson Lucindo, surpreendeu em rápidos 10,39 segundos. Com um minuto, 46 segundos e 45 décimos, Kleberson Davide, do Pinheiros, correu para a vitória nos 800 metros.

No lançamento do martelo masculino, Wágner Domingos superou o próprio recorde três vezes e ao marcar 70,90 metros brilhou no lugar mais alto do pódio no Troféu Brasil.

Convidado para a prova do salto triplo, Jadel Gregório faturou a medalha de bronze com 16,59 metros, sendo superado por Jefferson Sabino, prata, e Hilton da Silva, medalhista de ouro com a marca de 16,93 metros. No salto em altura, vitória para o pernambucano Jessé Farias de Lima do Pinheiros, que voou a 2,20 metros.

Nos 3.000 metros com obstáculos, Sabine Heitling, campeã da prova no Pan 2007, conquistou o tri-campeonato no Troféu Brasil com o tempo de 10 minutos, oito segundos e 25 décimos. O meio-fundista Hudson de Souza ficou com o ouro na versão masculina dos 3.000 metros com obstáculos, ao marcar o tempo de oito minutos, 44 segundos e 38 décimos.

No salto com vara, Fábio Gomes Silva faturou o ouro com 5,56 metros, Augusto de Oliveira foi o medalhista de prata, e o jovem Thiago Braz, vice-campeão nos Jogos Olímpicos da Juventude, ficou com a medalha de bronze no Troféu Brasil. Elisângela Adriano venceu no lançamento de disco com 57,59 metros e Marilson Gomes dos Santos ficou com o bi-campeonato nos 10 mil metros ao correr em 28 minutos, 44 segundos e 59 décimos.

O Troféu Brasil é a principal disputa nacional de atletismo. Este ano, o evento realizado em São Paulo, permitiu a observação dos atletas que poderão representar o Brasil em 2011 no Pan, em Guadalaraja, e no Mundial em Daegu, na Coréia do Sul.

Adrenalina esportiva na areia com o vôlei de praia

Começou na última quarta-feira, 22 de setembro, em João Pessoa, na Paraíba, sétima etapa do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia. O torneio reúne as principais estrelas do vôlei de praia brasileiro, incluindo a dupla penta-campeã do circuito mundial, Juliana e Larissa, e os campeões olímpicos, Ricardo e Emanuel, agora em duplas separadas.

Na última etapa do Circuito Nacional em Fortaleza, Emanuel ao lado de Alisson superou Ricardo que jogou na companhia de Márcio, na primeira final entre os ex-companheiros de dupla. Na última etapa, centenas de pessoas lotaram arena montada no Aterro de Iracema e a mesma cena deve se repetir nas praias de João Pessoa para as disputas que seguem até o dia 26.

Desde a década de 1990, arenas lotadas, bola pro alto, e duplas na areia são a combinação perfeita em muitas praias brasileiras. O vôlei de praia não foi inventado aqui, mas nas praias do Havaí, nos EUA, no ano de 1920. No começo, as partidas aconteciam em uma área com dimensões iguais ao vôlei de quadra e com a mesma quantidade de atletas, seis para cada equipe.

Em 1927, o vôlei de praia chega à França e se torna muito popular em acampamentos nudistas. Nos anos seguintes, ganha adeptos também na extinta Tchecoeslováquia e na Letônia. Seria nos Estados Unidos, mas especificamente em Santa Mônica, que a modalidade começaria a tomar um formato parecido com o atual, através da redução gradativa de atletas em quadra até se chegar a dois para cada time.

Na década de 1940, com o apoio de empresas privadas norte-americanas, acontecem os primeiros torneios oficiais entre as duplas que culminariam, anos depois, no primeiro circuito de vôlei de praia, na Califórnia. Apenas em 1965 é fundada a entidade gestora desse esporte, a Associação de Voleibol de Praia da Califórnia, que criou outros de torneios e unificou as regras.

Atualmente, um jogo de vôlei praia é disputado em dois sets de 21 pontos, e se necessário há um terceiro período com 15 pontos. Em todos, vence a dupla que abrir uma margem mínima de dois pontos ao final do set. Assim como no vôlei de quadra, não há mais a troca de vantagens, logo toda jogada resulta em ponto, quando a bola cai na areia do adversário ou se alguém da dupla oponente tocar o corpo na rede, conduzir a bola ou cometer qualquer infração. A dupla que conquista o ponto tem o direito de sacar. O mesmo sacador permanece no serviço se a dupla vencer o ponto seguinte, mas quando há troca de serviço, muda o sacador.

Somente em fins dos anos 1980 foi criado o circuito mundial de vôlei de praia, com etapas disputadas nos Estados Unidos, Japão, Itália e Brasil. Em nosso país, o vôlei de praia começou a ser praticado nos anos 40, nas praias do Rio de Janeiro, mas só atingiu popularidade quando na década de 80, os principais atletas de quadra passaram a se apresentar também na areia.

O público começou a lotar as praias de Ipanema, Guarujá e outras arenas montadas no litoral brasileiro para assistir, nas areias, as exibições de Bernard, Renan, William e demais medalhistas de prata indoor nos Jogos de Los Angeles 1984.

Na década de 90, já com o esporte profissionalizado pela Federação Internacional de Vôlei, FIVB, as cidades litorâneas brasileiras passaram a sediar competições de maior porte. Em condição técnica praticamente igual as dos inventores da modalidade, os brasileiros das praias chegaram aos Jogos de Atlanta 1996 como favoritos ao pódio na nova modalidade olímpica.

Nas disputas na praia artificial da cidade de Clayton, a 35 quilômetros de Atlanta e que não tinha mar nem areia, as duplas femininas brasileiras tiveram uma estreia olímpica histórica. Jaqueline Silva e Sandra Pires chegaram à final para duelar contra as também brasileiras Mônica Rodrigues e Adriana Samuel e venceram a decisão, tornando-se as primeiras mulheres medalhistas de ouro em olimpíadas.

Em Atlanta 1996, o vôlei de praia masculino do Brasil foi representado pelas duplas Emanuel e Zé Marco e por Franco e Roberto Lopes, que não chegaram ao pódio. As primeiras medalhas dos homens brasileiros viriam apenas em Sydney 2000, com a prata de Zé Marco e Ricardo. Nesta edição olímpica, Adriana Samuel e Sandra Pires conquistaram a medalha de bronze no feminino, mais o Brasil foi além com a prata de Adriana Behar e Shelda, feito que se repetiria quatro anos depois em Atenas 2004.

No berço do ideal olímpico, uma das maiores duplas de todos os tempos fez bonito nas areias gregas: Ricardo e Emanuel conquistaram o ouro com sete vitórias em sete partidas. A dupla era apontada como favorita para vencer novamente em Pequim 2008, mas foi surpreendida pelos também brasileiros Márcio e Fábio Luiz nas semifinais. Ricardo e Emanuel faturaram a medalha de bronze enquanto Márcio e Fábio Luiz perderam a decisão para os norte-americanos Rogers e Dalhasser e ficaram com a prata.

No feminino, Juliana e Larissa chegaram como favoritas ao ouro em Pequim, mas Juliana se contundiu durante os preparativos para a Olimpíada e deixou a competição. Na companhia de Ana Paula, Larissa seguiu até as quartas-de-final. A duas jogadoras voltaram a atuar juntas na temporada de 2009 e hoje detêm a supremacia no Circuito Mundial de Vôlei de Praia, com cinco temporadas conquistadas desde 2005.

No vôlei de praia masculino, as duplas brasileiras passam por um momento de afirmação no cenário internacional. Pedro e Harley foram vice-campeões do circuito mundial em 2009, mas não tiveram regularidade na temporada deste ano. Já Ricardo e Emanuel, em novas duplas, ainda sentem faltam de entrosamento com os parceiros Alisson e Márcio.

Copa Davis: Brasil seguirá fora da elite do tênis em 2011


A zebra cruzou a quadra do Brasil em Chennai, na Índia. Amplamente favoritos, nossos tenistas não superaram os donos da casa na tentativa de retornar à elite da Copa Davis, principal torneio de tênis entre países.

O Brasil começou bem o duelo na sexta-feira com as vitórias de Thomaz Bellucci, 27° no ranking da ATP e Ricardo Mello, 75°. Em partida dramática, Bellucci derrotou o indiano Rohan Bopanna após quase quatro e meia de jogo, por três sets a dois, com parciais de 6/7, 7/6, 7/5, 4/6 e 10/8. Ricardo Mello também não teve vida fácil contra Somdev Devvarman. Após quatro horas e doze minutos de confronto, o brasileiro venceu por três sets a dois, com parciais de 4/6, 6/2, 6/7, 6/2 e 6/4.

Nas disputas de duplas no sábado, os indianos Leander Paes e Mahesh Bhupati, melhores ranqueados, venceram os brasileiros Marcelo Melo e Bruno Soares sem maiores dificuldades por dois sets a um, com parciais de 4/6, 7/6 e 6/1. Com dois a um na série, o Brasil precisava vencer um dos jogos deste domingo para voltar à elite do tênis, mas a falta de sorte se aproximou da raquete dos brasileiros já no primeiro jogo.

No duelo diante de Somdev Devvarman, Thomaz Bellucci não suportou o forte calor indiano, e com dificuldades para respirar abandonou o confronto no segundo set quando perdia por quatro games a zero. No primeiro, foi derrotado por 7/6. Com a série empatada, o duelo decisivo colocou frente a frente Ricardo Mello, contra Rohan Bopanna, número 479° na ATP. E o improvável aconteceu. Vitória soberana do indiano por três sets a zero, com parciais de 6/3, 7/6 e 6/3, fechando a série de partidas em 3 a 2 para os donos da casa.

Com o resultado, a Índia está de volta ao grupo Mundial da Copa Davis em 2011 e o Brasil continua na chave sul-americana no ano que vem. A última vez que estivemos na elite foi em 2003. Na chave principal, dois confrontos no último fim de semana decidiram os finalistas do torneio em 2010.

Em Lyon, a França passou pela Argentina após Gael Monfils derrotar Nalbadian e Michael Llodra superar Juan Monaco, nos jogos de simples, e a dupla Arnaud Clement e Michael Llondra vencer Eduardo Schwank e Horacio Zeballos nas duplas.

Na outra semifinal, Sérvia e República Tcheca fizeram duelo equilibrado, em Belgrado na Sérvia. Na sexta-feira, cada país venceu um jogo em simples. No sábado, nas duplas, a República Tcheca abriu dois a um. E no último domingo, a sérvia venceu os dois jogos de simples e avançou para as finais. Novak Djokovic derrotou de virada o tcheco Tomas Berdych e Janko Tipsarevic superou Radek Stepanek por três sets a zero.

Nado sincronizado brasileiro melhora classificação na Copa FINA

Em Changshu, na China, as brasileiras Lara Teixeira e Nayara Figueira terminaram na sétima posição, entre 20 duplas, na disputa do dueto na Copa FINA de Nado Sincronizado. No esporte que une leveza e graciosidade nas piscinas, as brasileiras marcaram 88,125 pontos. O ouro ficou com a dupla da China com 96,100 pontos, seguidas por Canadá e Japão.

Nas disputas da rotina livre combinada, que une coreografias de solo, dueto e de equipe, a seleção brasileira de nado sincronizado terminou a disputa na sexta posição, com uma coreografia a partida de músicas pop internacionais. Houve significativo avanço na classificação, já que na Copa FINA de 2006, as brasileiras ficaram em oitavo lugar. Participaram do torneio oito seleções. A medalha de ouro ficou com as russas que marcaram 98,300 pontos. A prata foi conquistada pelas chinesas e o bronze pelas Canadá.

Logomarca da olimpíada de 2016 será lançada no réveillon carioca

A logomarca oficial da olimpíada Rio 2016 será lançada oficialmente na festa de réveillon da cidade, às 23h45 do dia 31 de dezembro deste ano. A informação foi divulgada na última segunda-feira pela Secretaria Municipal de Turismo da cidade. O símbolo olímpico será projetado em telões na praia de Copacabana. A olimpíada Rio 2016 acontece de 05 a 21 de agosto.

Boletim Estatuto do Torcedor – regulamentos


Regulamentos, tabelas e o nome do ouvidor de uma competição esportiva devem ser divulgados pela publicamente em até 60 dias antes do início de um torneio. A obrigatoriedade que consta no artigo nono do Estatuto do Torcedor prevê ainda que em até 10 dias após este anúncio, qualquer pessoa pode sugerir mudanças no regulamento.

As propostas podem ser enviadas ao ouvidor, que as encaminhará em até 72 horas para a entidade organizadora do torneio, a qual deve decidir sobre a aceitação ou não das sugestões em até 48 horas. O regulamento definitivo deve ser divulgado 45 dias antes do começo da competição e só poderá sofrer alterações se for semelhante ao dos últimos dois anos ou mediante a apresentação de um novo calendário de eventos oficiais para o ano seguinte.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Pentatlo Moderno do Brasil a pleno fôlego

Referência continental no Pentatlo Moderno, o Brasil conquistou, no começo de setembro, excelentes resultados em competições internacionais. No campeonato Sul-americano, disputado em Quito, no Equador, teve dobradinha brasileira no pentatlo feminino, com o ouro da jovem Priscila Oliveira e a prata de Larissa Lellys.

No masculino, a bandeira do país também tremulou no pódio, graças à medalha de bronze de Aloísio Sandes, e o ouro por equipes, com o próprio Aloísio, ao lado de Danilo Fagundes, Mairon Mcdowell, Luis Magno, William Muinhos e Wagner Romão.

Yane Marques, a mais conhecida penta-atleta brasileira, também fez bonito no Mundial de Pentatlo Moderno em Chengdu, na China. A pernambucana foi a sexta colocada do torneio e agora já está entre as seis melhores ranqueadas do mundo.

O atual desempenho dos “super esportistas” brasileiros pode ser o prenúncio de bons resultados no Pan de 2011 e na Olimpíada de Londres 2012. Nunca é demais lembrar, que no Pan do Rio 2007, Yane Marques faturou a medalha de ouro no feminino.

Fique por dentro do Pentatlo Moderno

Os primeiros registros de práticas similares ao pentatlo datam de 708 a.c em Esparta, cidade da civilização grega com forte cultura militar. Nos Jogos Olímpicos da Antiguidade, esse esporte era um dos mais prestigiados, pois reunia nas eliminatórias as provas de corrida, salto em distância, salto em altura e arremesso de disco e colocava no embate final dois esportistas em uma luta livre.

Ao longo dos anos, a prática se disseminou pelo mundo. Na França, no século 18, o pentatlo ganha uma nova roupagem graças a um desconhecido tenente francês, incumbido de comunicar um grupo de combatentes na guerra Franco-prussiana. Para cumprir a missão, o militar partiu a cavalo, mas o animal morreu ao ser atingido por um tiro. O tenente teria enfrentado os oponentes com uma arma de fogo e uma espada e ao se livrar deles, conclui o trajeto nadando e correndo.

No início do século 20, o Barão Pierre de Coubertin, idealizador das Olimpíadas, tomou conhecimento dessa história e decidiu incluir nos Jogos de Estocolmo 1912, uma disputa que unia as provas de tiro, esgrima, natação, hipismo e corrida. Estava criado o Pentatlo moderno, que seria administrado pelo Comitê Olímpico Internacional, COI, até o surgimento da União Internacional do Pentatlo Moderno, UIPM, em 1948.

O Pentatlo Moderno chegou ao Brasil em 1922 e nossos primeiros representantes olímpicos competiram em Berlim 1936. Até hoje, o melhor resultado de um penta-atleta brasileiro nos Jogos foi alcançado pelo militar Eduardo Leal de Medeiros, décimo colocado na prova individual em Helsinque 1952.

Apenas em 2001, é montada a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno. O surgimento foi motivado pela não-classificação dos penta-atletas para os Jogos em Sydney 2000. Em Atenas 2004, com a norte-americana naturalizada Samanta Harley e com Daniel Santos, o pentatlo brasileiro voltou às Olimpíadas. Em Pequim 2008, nossa representante foi a pernambucana Yane Marques, décima oitava na classificação final

Após décadas de domínio dos suecos, russos e húngaros, o pódio das competições internacionais de pentatlo moderno tem contado também com alemães, lituanos, ucranianos e britânicos. Nas olimpíadas e jogos Panamericanos, as provas de tiro, esgrima, natação, hipismo e corrida acontecem no mesmo dia.

No tiro esportivo, cada competidor com uma arma de pistola de ar comprimido de 4,5 milímetros, dispara 20 vezes contra alvos a 10 metros de distância, durante 40 segundos. Ao atingir o mínimo de 172 pontos, o atleta tem um bônus de 1.000 pontos e cada ponto seguinte é multiplicado por 12. Se o desempenho for inferior ao mínimo, cada ponto abaixo resulta no desconto de 12 pontos da somatória total.

Outra prova do programa é a esgrima, quando todos os competidores se enfrentam em jogos com espadas. Cada toque no adversário soma um ponto ao atleta e desconta um do oponente. Se não houver toques, os dois esportistas perdem. Aqueles que vencerem mais de 70% dos combates recebem 1.000 pontos de bônus e há ainda acréscimos e descontos por vitórias e derrotas.

Nas provas de natação, o percurso é de 200 metros em estilo livre. Os homens que cumprirem o trajeto em até 2 minutos e 30 segundos recebem 1.000 pontos de bônus. Para as mulheres, a mesma bonificação vem com o tempo 2 minutos e 40 segundos. Os descontos e acréscimos de pontos estão atrelados a cada 0,33 segundos, acima ou abaixo, do tempo mínimo estabelecido.

No hipismo, os competidores atuam com cavalos sorteados pelos organizadores e devem transpor 12 obstáculos espalhados por um percurso que varia de 350 a 400 metros.Todos partem com 1.200 pontos e estão sujeitos a 60 pontos de desconto se o cavalo refugar, a 28 a cada queda de obstáculo e 40 se cair da montaria. Além disso, a cada segundo ultrapassado do tempo mínimo definido, o atleta perde quatro pontos.

Os pontos conquistados nas quatro primeiras provas são convertidos em intervalo de tempo para a largada dos atletas na prova de corrida. Cada dois pontos de diferença equivalem a meio segundo, e o líder da pontuação é o primeiro a partir.

O vencedor do pentatlo moderno é aquele que ganha a corrida, realizada em uma pista de cross-country de 3.000 metros. Os homens que concluírem a corrida em até 10 minutos recebem MIL pontos de bônus. Para as mulheres essa gratificação vêm com o tempo mínimo de 11 minutos e 20 segundos.

Quatro brasileiros conquistam medalhas no Mundial de Judô

Encerrado na última segunda-feira, 13 de setembro, no Japão, o Mundial de Judô 2010 rendeu medalhas a quatro dos 17 judocas brasileiros participantes: Mayra Aguiar, Leandro Cunha, Leandro Guilheiro e Sarah Menezes.

No domingo, 12 de setembro, Leandro Cunha conquistou a prata na categoria meio-leve. Após vencer cinco combates até chegar à final, Leandro foi derrotado pelo japonês Jumpei Morishita. Quem também subiu ao pódio no último domingo foi Sarah Menezes, na categoria ligeiro. Sarah venceu três duelos até perder nas semifinais, mas se recuperou na decisão do bronze e bateu a francesa Frederique Jossinet.

Em Tóquio, o judô feminino do Brasil também fez bonito com Mayra Aguiar, que com apenas 19 anos, conquistou a medalha de prata na categoria até 78 quilos. Mayra chegou a final após vencer quatro combates, três dos quais sobre as últimas medalhistas olímpicas em Pequim, mas na decisão foi superada pela norte-americana Kayla Harrison. Esta foi a melhor campanha do judô feminino do país em Mundiais. Antes, houve a conquista de três bronzes com Ednanci Silva, em 1997 e 2003, e com Danielle Zangrando em 2005.

A outra medalha dos brasileiros na competição foi com Leandro Guilheiro. Na categoria até 812 quilos ele conquistou a prata, após ter sido superado na final pelo coreano Jae Bum Kim, no golden point. Antes de chegar à decisão, Guilheiro venceu seis combates, entre os quais o também brasileiro Flávio Canto nas semifinais.

EUA vence Mundial de Basquete e “abre caminho” do Brasil para Londres 2012

A seleção de basquete dos Estados Unidos venceu no domingo, 12 de setembro, a edição 2010 do Mundial da modalidade disputado em Istambul, após bater na final a seleção da Turquia, dona da casa, por 81 a 64. O último título dos norte-americanos no torneio havia sido em 1994.

As duas seleções chegaram invictas à decisão. Na primeira fase, os Estados Unidos superou Eslovênia, Croácia, Brasil, Irã e Tunísia, enquanto a Turquia passou por Rússia, Grécia, China, Porto Rico e Costa do Marfim Na fase final, os norte-americanos fizeram 121 pontos em Angola nas oitavas, venceram no sufoco a Rússia nas quartas e passam sem maiores dificuldades pela Lituânia nas semifinais.

Com o apoio da torcida, os turcos fizeram 95 pontos na França nas oitavas e a mesma pontuação contra a Eslovênia nas quartas. Nas semifinais venceram no último segundo a Sérvia por 83 a 82, no mais emocionante do Mundial de Basquete. A medalha de bronze do torneio ficou com a seleção da Lituânia que venceu a Sérvia.

A seleção brasileira parou nas oitavas de final ao ser derrotada pela Argentina, e teve como saldo do torneio três vitórias e três derrotas. Los Hermanos terminaram a disputa na quinta posição. Por ter vencido o Mundial de Basquete, os Estados Unidos não precisaram disputar o pré-olímpico para Londres 2012, a ser realizado em Mar Del Plata no próximo ano. O torneio classifica duas seleções para a próxima olimpíada. Com a ausência dos Estados Unidos aumentam as chances do Brasil conquistar uma das vagas e retornar aos Jogos após 16 anos.


Rio de Janeiro recebeu 3° rodada de Hóquei sobre a grama

O Complexo Deodoro no Rio de Janeiro recebeu neste fim de semana a terceira etapa do Campeonato Brasileiro Masculino de Hóquei sobre a grama 2010. Foram realizadas seis partidas entre as sete equipes participantes: os catarinenses Desterro e Florianópolis, além das equipes do Germânia, Deodoro, Carioca, Matias e Macau

A rodada final do campeonato brasileiro de hóquei sobre a grama está marcada para os dias 16 e 17 de outubro, também no Rio de Janeiro. Na competição feminina, Desterro e Florianópolis lideram com 10 pontos ganhos, seguidos por pelo Macau.

Ao final do campeonato, os atletas das equipes classificadas nas três primeiras posições de cada categoria poderão requerer o benefício da Bolsa-Atleta junto ao ministério do Esporte. Conforme informações disponíveis no site do Ministério, para pleitear a bolsa estudantil de R$ 300,00, ou nacional de R$ 750,00, o esportista deve ter se classificado entre os três primeiros colocados no torneio máximo da confederação a que pertence. Os resultados desse fim de semana estarão em breve disponíveis no site da Confederação Brasileira de Hóquei sobre a grama e indoor em www.hoqueisobregrama.com.br

Brasileiros dominam 1° etapa da Copa do Mundo de Natação no Rio

Na primeira etapa da Copa do Mundo de Natação 2010, disputada no Parque Aquático Maria Lenk no Rio de Janeiro, os nadadores brasileiros conquistaram 59 medalhas, sendo 16 de ouro.

O grande destaque nas piscinas foi Thiago Pereira, o Tubarão do Brasil no Pan 2007, que desta vez botou quatro medalhas de ouro no peito e bateu dois recordes sul-americanos. Thiago venceu as provas dos 200 e 400 metros medley, também foi ouro nos 100 e 200 metros estilo livre.

César Cielo brilhou com os ouros nas provas de 50 e 100 metros livres. Felipe França também subiu duas vezes no lugar mais alto do pódio com as medalhas nos 50 e 100 metros peito. Os outros brasileiros medalhistas de ouro nas disputas masculinas foram Lucas Kanieski nos 1500 metros livre, Guilherme Guido nos 100 metros costa e Leonardo de Deus nos 200 metros borboleta.

No feminino, a atuação de destaque ficou por conta de Joana Maranhão que faturou medalhas ouro nos 200 e 400 metros medley e nos 200 metros borboleta, além de Tatiana Lemos também vencedora nas provas dos 100 e 200 metros estilo livre. A maior parte dos 59 medalhistas brasileiros na etapa do Rio de Janeiro da Copa do Mundo de Natação garantiu vaga para as disputas do Mundial de Piscina curta em dezembro na cidade de Dubai, nos Emirados Árabes.

Participaram das disputas no Rio atletas de 13 países. Além da etapa na capital Fluminense, outras seis cidades recebem provas do Mundial de Natação. Em outubro, Pequim na China, Cingapura, Tóquio no Japão e Berlim na Alemanha. Em novembro, Moscou na Rússia e Estocolmo na Suécia.


De Olho no Rio 2016

Em visita ao Rio de Janeiro em 09 de setembro, Nawall El Moutawakel, representante do Comitê Olímpico Internacional, COI, e presidente da coordenação dos Jogos Rio 2016, cobrou das autoridades brasileiras mais agilidade viabilização da Autoridade Pública Olímpica, APO, que responderá pela administração das obras de infraestrutura da Olimpíada e irá administrar um orçamento estimado em 30 bilhões de reais.

Em maio, na segunda visita de representantes do COI ao país, as autoridades brasileiras já haviam sido cobradas, mas até agora só o governo do estado está autorizado a participar do consórcio que, obrigatoriamente, precisará contar também com representação do governo federal e município do Rio de Janeiro. A autorização depende de aprovação do Congresso Nacional e do legislativo municipal, respectivamente, algo que só deve ser viabilizado após as eleições em outubro. A olimpíada Rio 2016 acontece de 05 a 21 de agosto.

Estatuto do Torcedor: esta conquista também é sua!

O artigo oitavo do Estatuto do Torcedor determina que as competições entre atletas profissionais organizadas por entidades desportivas brasileiras devem obedecer a um calendário anual, no qual os clubes e outras associações de esportivas têm garantida a participação em torneios ao longo de dez meses no ano.

Além disso, em pelo menos uma competição de âmbito nacional, é garantido que as equipes conheçam, com antecedência, o sistema de disputa, a data de início, a quantidade de partidas e os adversários que enfrentarão durante o torneio. As duas obrigatoriedades têm sido obedecidas nas séries principais, mas ainda são descumpridas com frequência em campeonatos das divisões de acesso. Raramente, os clubes do interior do Brasil se mantêm ativos por 10 meses em um ano.

*foto de Yane Marques comemorando ouro no Pan do Rio 2007

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Canoagem brasileira rema forte em torneios internacionais

Ao conquistar a medalha de ouro no C1 200 metros no Mundial Universitário de Canoagem Velocidade, em 29 de agosto, em Poznan, na Polônia, Nivalter Santos ratificou o momento especial vivido pela canoagem brasileira.

O brasileiro superou fortíssimos adversários europeus e chegou a frente com o tempo de 40,453 segundos. Além de Nivalter, outros seis esportistas do país participaram de finais no torneio.

A partir desta quarta-feira, 08 de setembro, em Tacen, na Eslovênia, cinco brasileiros colocam suas canoas e caiaques a prova no Mundial de Canoagem Slalom: Poliana Aparecida de Paula (K1), Cássio Ramon Petry (C1), Gustavo Selbach (K1), Anderson Webber e Jean Pereira (C2)competem com os principais nomes da canoagem internacional. O torneio segue até o dia 12.

Em 2009, no Mundial em La Seu d´Urgell na Espanha, o único representante brasileiro foi o jovem Pedro Henrique da Silva, que terminou no 74° lugar do k1 masculino sênior.

Conheça mais sobre a canoagem

Desde antiguidade, o homem buscou formas de se locomover sobre as águas. Há registros, por exemplo, de que no século 15 antes de Cristo, os egípcios já usavam embarcações de madeira impulsionadas com pás para transpor rios e mares.

Entre os séculos três e nove depois de Cristo, práticas semelhantes foram adotadas pelos Astecas, na América Central. Porém, somente no século 16, as embarcações tomaram formas parecidas com as atuais e eram utilizadas, especialmente pelos povos ribeirinhos no Canadá. As canoas eram feitas com madeiras e peles de animais, e os caiaques com madeiras e revestimento com pele de foca.

No século 19, na Inglaterra, essas embarcações ganham design mais moderno e passam a ser impulsionadas com remos, contendo duas pás nas pontas. Ao longo dos anos, houve evoluções no uso de materiais. Hoje, caiaques e canoas são feitos, geralmente, com resina em poliéster, reforçada com fibra de vidro, ou com resina epóxi e fibra de carbono, materiais muito leves e resistentes.

A primeira canoa de competição foi inventada pelo escocês John McGregor, que a utilizou para expedições em rios e lagos durante a Guerra Civil Americana entre 1861 e 1865. Passado o conflito, McGregor voltou a Londres e fundou a primeira associação de canoístas, a Royal Canoe Clube, que impulsionou a expansão de clubes e competições de canoagem.

Em 1924, surge a Federação Internacional de Canoagem e este esporte é disputado como exibição na Olimpíada de Paris. Oficialmente, a canoagem tornou-se modalidade olímpica nos Jogos de Berlim em 1936, apenas em disputas masculinas. A canoagem feminina foi incluída em Londres 1948.

O programa olímpico prevê a disputa da canoagem de velocidade, em rios e lagos de águas calmas, com distâncias de 1000, 500 e 200 metros, e da canoagem slalom, em corredeiras, com trajetos de 250 a 400 metros, marcados por balizas.

As provas demarcadas com “C” acontecem com canoas, embarcações abertas ou fechadas, nas quais o canoísta, sentado ou ajoelhado, movimenta um remo que tem apenas uma pá. As iniciadas com “K” ocorrem com caiaques, uma embarcação fechada, na qual o atleta, sentado em uma cabine como um cockpit de Fórmula 1, utiliza um remo com duas pás. As numerações das categorias como, por exemplo, C1 500 e k4 1000, indicam, respectivamente, a embarcação usada, a quantidade de atletas no barco e a distância a ser percorrida.

Desde que chegou ao Brasil em 1943, pelas mãos do alemão José Wingen, a canoagem ganhou adeptos em diversas cidades, devido à possibilidade de ser praticada em rios e mares. Porém, as estruturas mínimas para esse esporte no país, só viriam muito tempo depois, na década de 80, especialmente após a fundação da Confederação Brasileira de Canoagem em 1988.

Sebatian Cuatrin, argentino naturalizado brasileiro, foi o primeiro canoísta a representar nosso país em olimpíadas, nos Jogos de Barcelona 1992. Em Atlanta 96, Cuatrin chegou em 8° nas finais do k1 1000 metros, até hoje, o melhor resultado da canoagem do Brasil.

Na última edição dos jogos, em Pequim 2008, a canoagem brasileira teve dois representantes: Poliana Aparecida de Paula, semifinalista no k1 da canoagem slalom, e Nivalter Santos, 14° no C1 500 e 17° no C1 na canoagem de velocidade. Em Jogos Pan-americanos, os resultados são mais expressivos, com 16 medalhas, duas das quais de ouro, com Fábio Demarchi e Carlos Augusto Campos no k2 500 em Santo Domingo 2003, e outra no k4 1000 no Pan do Rio 2007.

Basquete brasileiro luta, mas é eliminado do Mundial

Após um duelo extremamente equilibrado contra a Argentina nesta terça-feira, 07 de setembro, em Istambul, a seleção brasileira de basquete masculino foi eliminada do Mundial, após a derrota por 93 a 89 pelas oitavas de final. O argentino Luis Scola foi o nome do jogo com 37 pontos. Pelo lado brasileiro, o destaque ficou com Marcelo Huertas que marcou 32 pontos.

A seleção brasileira chegou à fase final do torneio após vencer três partidas na primeira fase: 81 a 65 contra o Irã, 80 a 65 diante da Tunísia, e 92 a 74 sobre a Croácia. Na etapa classificatória, a seleção foi derrotada pela Eslovênia por 80 a 77 e pelos Estados Unidos por 70 a 68, em um jogo decidido nos últimos instantes.

Ginástica artística do Brasil está garantida no Pan 2011

As seleções brasileiras masculina e feminina de ginástica artística estão classificadas para o Jogos Desportivos Pan-americanos de 2011, em Guadalaraja, no México. Na última semana, 14 ginastas brasileiros competiram na cidade pelo torneio Pan-americano de ginástica artística.

Na quinta-feira, 02 de setembro, a seleção masculina, mesmo desfalcada de Diego Hipólito e Victor Rosa que estão contundidos, conquistou a medalha de prata por equipes e se garantiu para as disputas do Pan de 2011. Com força máxima no tablado, a seleção feminina também se classificou para o Pan, com o bronze por equipes, ficando atrás apenas do Canadá e Estados Unidos.

Nas competições individuais, Daniele Hypólito conquistou no sábado, 04 de julho, a medalha de prata no salto, com 14.425 pontos. O ouro ficou com a norte-americana Mckayla Maroney.Na mesma final, a brasileira Adrian Gomes terminou em quinto lugar. Já no individual geral feminino, Priscila Cobello foi nossa melhor representante, na oitava posição.

Pelas disputas masculinas, o jovem Sérgio Sasaki, 18 anos, conquistou a medalha de prata no salto, atrás apenas do chileno Enrique Sepulveda. Sérgio também foi quarto colocado no cavalo com alças. Mosiah Rodrigues terminou em sexto no individual geral e Danilo Nogueira foi o sexto melhor na prova de argola.

Allan do Carmo e Ana Marcela dominam Maratonas Aquáticas

Os baianos Allan do Carmo e Ana Marcela Cunha venceram no sábado, 04 de julho, os 10 quilômetros da Travessia de Inema, em Salvador, válida pela quinta etapa do Circuito Brasileiro de Maratonas Aquáticas 2010.

Na competição masculina, Allan do Carmo chegou a frente do também baiano Victor Simões, e a medalha de prata ficou com Samuel de Bona. Na travessia feminina, Ana Marcela foi soberana e teve no pódio a companhia de Djenyfer Arnold, medalhista de prata, e Márcia Pereira Santos, nadadora que conquistou o bronze

Os resultados confirmaram a boa fase de Ana Marcela e Allan na temporada 2010. A nadadora também é a líder do Circuito Internacional feminino de 10 quilômetros e Allan é o segundo colocado entre os melhores maratonistas do planeta. ]

Na Travessia de Inema, em Salvador, competiram 60 atletas. As duas últimas etapas do Circuito Nacional acontecem em novembro, em Araruama, no litoral norte do Rio de Janeiro. No masculino, Victor Colonese, Matheus Evangelista, Samuel Bona e Allan do Carmo são os principais candidatos ao título da temporada, enquanto no feminino, Ana Marcela é amplamente favorita ao primeiro lugar.

Rio sedia primeira etapa da Copa do Mundo de Natação 2010

A partir da próxima sexta-feira, 10 de setembro, nadadores de 13 países estarão no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro, para as disputas da primeira etapa da Copa do Mundo de Natação 2010. As provas seguem até domingo, 12 de setembro.

Entre os atletas que vão ao Rio, destaque para sete recordistas mundiais: os brasileiros César Cielo, nos 50 e 100 metros livre, e Kaio Márcio de Almeida, nos 200 metros borboleta em piscina curta. Além deles, outros recordistas em piscinas curtas: o norte americano Peter Marshall, 50 metros costa, o alemão Steffen Driebler, 50 metros borboleta, o russo Arkady Vyatchanin, 200 metros costa, a holandesa Henkelien Schreuder, 100 metros medley, e a sueca Therese Alshammar, 50 metros borboleta.

As provas serão disputadas em piscinas curtas de 25 metros, com a metade do cumprimento de uma piscina olímpica. O Brasil sedia etapas do mundial desde 1998 e desde então, o Rio de Janeiro só não sediou as disputas entre os anos de 2004 a 2008, quando as provas foram em Belo Horizonte.

Além da etapa na capital Fluminense, outras seis cidades recebem provas do Mundial de Natação. Em outubro, Pequim na China, Cingapura, Tóquio no Japão e Berlim na Alemanha. Em novembro, Moscou na Rússia e Estocolmo na Suécia.

Campeonato Paulista de Tênis de Mesa no Palmeiras

No próximo fim de semana, dias 11 e 12 de setembro, o Ginásio do Palmeiras, em São Paulo, recebe as disputas do Campeonato Paulista de Tênis de Mesa.

No sábado, a partir das oito e meia da manhã, competem os atletas do pré-mirim, mirim e infantil, e às duas da tarde acontecem às disputas entre os juvenis. No domingo, a bolinha bate na raquete a partir das oito e meia da manhã para as disputas nas categorias a partir de 35 anos, pré-sênior, sênior, veteranos e jogadores acima dos 60 anos.

A entrada do público para o evento é gratuita. O Ginásio do Palmeiras fica localizado na Rua Turiassú, 1840, no bairro da Água Branca. Outras informações pelo telefone 3862-9623.

Yane Marques alcança resultado histórico no Pentatlo

Em Chengdu, na China, a pentatleta pernambucana Yane Marques alcançou no sábado, 04 de setembro, a sexta posição no Campeonato Mundial de Pentatlo Moderno. Esse foi o melhor resultado de um brasileiro na disputa em que um esportista pratica no mesmo dia provas de esgrima, natação, equitação, tiro esportivo e corrida de 3.000 metros.

Yane Marques marcou 5.100 pontos. A medalhista de ouro, a francesa Amelie Caze, marcou 5.344 pontos, a segundo colocada, Donata Rimsaite fez 5.272 pontos, e Lena Schonebom, chegou ao bronze com 5.216 pontos.

Medalhista de ouro no Pan do Rio 2007, Yane Marques poderia ter chegado ao pódio no Mundial da China, não fossem os problemas que teve com o cavalo na prova de equitação. Competiram no torneio, 36 atletas.

De olho no Rio 2016

O Senado brasileiro aprovou na terça-feira, 30 de agosto, o projeto que flexibiliza os limites de endividamento dos estados para o financiamento de obras de infraestrutura destinadas à realização das Olimpíadas Rio 2016 e da Copa de 2014.

A medida deve evitar atrasos em obras estaduais, já que agiliza a obtenção de empréstimos, para construções e reformas de infraestrutura, o que não inclui estádios. Alguns projetos que podem facilitar ainda mais a execução das atividades, como a flexibilização de licitações para obras e a criação da Empresa Brasileira de Legado Esportivo, seguem emperrados no Congresso e tendem a ser votados só em 2011. A olimpíada Rio 2016 acontece de 05 a 21 de agosto.

Boletim Estatuto do Torcedor – Público e Renda

Durante a realização de eventos esportivos, a renda obtida com o pagamento de ingressos e o número de espectadores pagantes e não-pagantes devem ser informados ao torcedor. Esta obrigatoriedade, ainda não cumprida em boa parte dos jogos realizados em todo o Brasil, consta no artigo sétimo do Estatuto do Torcedor. O anúncio de público e renda deve ser feito pela entidade organizadora do evento, através dos serviços de som e imagens instalados no estádio em que se realiza a partida.